Calouros, veteranos, professores e colaboradores mais uma vez têm a chance de participar do Trote Solidário 2020. A ação tem como objetivo dar as boas-vindas aos novos estudantes, incentivando a prática de ações socialmente responsáveis em toda a comunidade estudantil.
Em 2020 diversas ações estão programadas, desde arrecadação de material escolar, gincana para arrecadação de alimentos, whorkshops, reuniões, palestras e eventos de acolhimento desenvolvidos por meio de parcerias entre área acadêmica, movimentos estudantis e a área de responsabilidade social da Instituição.
Já em fevereiro, a coordenação do curso de Medicina Veterinária realizará o seu projeto Wellcome, com foco na recepção, acolhimento e capacitação de ingressantes do Curso de Medicina Veterinária, por meio de palestras, workshops e metodologias ativas de aprendizagem, conduzidas por estudantes dos grupos de estudos do curso. E o projeto Spa de portas abertas, realizará avaliações integradas e orientações sobre saúde, beleza, bem-estar e meio ambiente. A participação nas atividades estará condicionada a doação de alimentos, materiais escolares e itens de necessidade básica.
No mês de março as atividades seguem com o intuito de promover o sentimento de pertencimento e acolhimento, por meio de encontros como Rodas de Conversa e Cinedebates sobre diversidade e meio ambiente. Entre elas está a palestra “Responsabilidade Social na Universidade: como podemos impactar positivamente a sociedade?” e ainda o lançamento Oficial da Campanha de Arrecadação de Lacres com a #EntreRodas.
Acontece em março também a já tradicional Refeição do Bem, ação realizada em parceria com o curso de Gastronomia, que semestralmente oferece uma refeição a entidades carentes, além de promover o desenvolvimento de atividades com outros cursos. Dessa vez a organização beneficiada pela ação será a AME+, que fica no Bairro Belenzinho, bem perto do Câmpus Mooca.
“A proposta do nosso Trote Solidário é o fortalecimento dos valores relacionados à solidariedade, cidadania e sustentabilidade na comunidade acadêmica. Por isso nos empenhamos a cada semestre para engajar cada vez mais estudantes nas atividades”, comenta Kevin C. Correia, Analista de Responsabilidade Social e Extensão Universitária.