“O bom de viver num mundo sem fronteiras é poder criar meu próprio mundo.”

9h58

Bruno Tachinardi, Ex-aluno de Design de Games e CEO da Fofuuu.

Formado em Design de Games pela Anhembi Morumbi desde 2011, Bruno Tachinardi pode dizer que o tempo da Universidade foi decisivo para mudanças importantes na sua vida. Foi no câmpus da Mooca, onde estudou, que conheceu sua parceira de vida, Trícia Campos Araújo, formada em Moda pela Anhembi, em 2010, que é também sua sócia na Fofuuu – startup que une saúde e tecnologia na elaboração de jogos interativos para auxiliar e estimular o desenvolvimento da fala.

Antes de começarem o projeto na área de expertise da Fofuuu, o casal já trabalhava junto com o desenvolvimento de jogos interativos para ações de empresas em eventos de endomarketing, promoção e ativação. As habilidades artísticas de Trícia a tornaram responsável pela parte de criação e design, enquanto Bruno ficava com a parte de programação dos jogos.

Foi um desses eventos que representou o ponto de virada e a criação da Fofuuu. O jogo que desenvolveram para o cliente, projetado em tela no estande, propunha uma competição ativada por sopro – ganhava quem tinha mais fôlego para alcançar a chegada primeiro. “Uma fonoaudióloga que estava na feira viu a ação e veio nos procurar, pois tinha interesse no game para aplicar no tratamento com seus pacientes”, conta Bruno.

A história ganha ainda mais relevância pelo assunto ser bastante familiar para Trícia, que nasceu com lábio leporino e, após a correção cirúrgica, passou por 8 anos de tratamento com fonoaudiólogos. “A partir desse contato no evento, percebemos que não houve nenhuma evolução nessa área desde o tempo em que a Trícia fez o tratamento”, descreve Bruno. “Foi quando tivemos o insight do potencial dos jogos para esse segmento”, acrescenta.

De lá pra cá, Bruno e Trícia já colheram bons frutos com a Fofuuu. O projeto foi premiado em 2015 pelo BIG Festival, na categoria educacional do BIG Starter, uma das competições do evento. Em 2016, a Fofuuu foi eleita “Melhor Startup” no Demo Day da pré-aceleração BioStartup Lab, em Minas Gerais. Ainda em 2016, a Fofuuu foi beneficiada pelo “Empreenda Saúde”, parceria entre o Sírio Libanês com a Fundação Everis para financiamento de negócios inovadores em saúde. Em 2017, conseguiram fazer seu primeiro lançamento de mercado. Atualmente, Bruno e Trícia estão em processo de aceleração e contam com um fundo de investimento da Finep, que deve ser liberado até o final do ano e ajudar nos próximos passos da empresa.

Para Bruno, as conquistas da Fofuuu estão diretamente ligadas a ter um propósito. “Eu acredito na tecnologia como uma ferramenta para melhorar a vida das pessoas. Dá para fazer mudanças de muitas maneiras e oportunidades não faltam. Estamos na era do empreendedorismo. Temos muitos recursos para criar novas empresas e mudar o mundo”, acredita.