No campus Centro, o consultor financeiro Gustavo Cerbasi ensina “Como conquistar e manter a tão sonhada independência financeira”

0h00

A Universidade Anhembi Morumbi recebeu, na noite do dia 26 de fevereiro, o renomado consultor financeiro Gustavo Cerbasi para proferir a palestra “Como conquistar e manter a tão sonhada independência financeira”. O tema atraiu centenas de alunos e convidados ao teatro do campus Centro.

O consultor financeiro Gustavol Cerbasi, em palestra no campus Centro
O consultor financeiro Gustavol Cerbasi, em palestra no campus Centro

Autor do best-seller “Casais inteligentes enriquecem juntos”, Cerbasi apresentou um conteúdo baseado em seu primeiro livro, “Dinheiro: Os segredos de quem tem”, com um histórico dos costumes econômicos do brasileiro, desde a época do império até os dias atuais, as novas tendências de comportamento, além de dicas e experiências para uma eficiente administração financeira pessoal.

Centenas de alunos e convidados lotaram o Teatro Anhembi Morumbi
Centenas de alunos e convidados lotaram o Teatro Anhembi Morumbi

“O dinheiro falta porque é gasto na hora errada”. Com essa afirmação, o consultor financeiro iniciou uma abordagem dos quatro grandes erros que as pessoas cometem em questões financeiras, o que as tornam “pobres” por opção. Para Cerbasi, desprezar pequenos valores, não negociar, não planejar o futuro e a ausência de percepção financeira são os principais pontos que impedem a prosperidade. “Nos Estados Unidos, mais de 80% da população tem plano de previdência, com meta de rendimento traçada a longo prazo. No Brasil, esse número é de apenas 7%”, citou.

Segundo o consultor, o brasileiro vive ainda com resquícios de tradições antigas e épocas de incertezas, como a inflação. “Muitas famílias chegam ao final do mês com a conta no vermelho, mas, se você olhar, o armário da despensa está cheio de mantimentos e o carro está com o tanque cheio. Aquilo tudo é dinheiro parado”, explicou.

Gustavo Cerbasi: "Meu papel é fazer de cada um de vocês uma pessoa mais rica"
Gustavo Cerbasi: “Meu papel é fazer de cada um de vocês uma pessoa mais rica”

Com exemplos práticos, Gustavo Cerbasi também apresentou quatro “ingredientes” para a abundância financeira. Segundo o consultor, é preciso “tempo” para se dedicar ao estudo das finanças pessoais, aplicações com “juros compostos”, tomar decisões inteligentes em relação ao dinheiro e, por último, “dinheiro”, para começar a multiplicação.

“Atualmente, o principal endividamento do brasileiro é com moradia, transporte e alimentação. As pessoas querem ter uma casa própria e fazem um financiamento de 20 anos. Ao final, com tanto de tempo de juros, o valor pago daria para comprar três imóveis iguais”, afirma Cerbasi. Para ele, o aluguel é uma boa opção enquanto se poupa dinheiro, aplicando em opções rentáveis, para financiar a compra de uma casa em menos tempo e com uma grande entrada.

No final do evento, Gustavo Cerbasi respondeu dúvidas dos participantes
No final do evento, Gustavo Cerbasi respondeu dúvidas dos participantes

De acordo com Gustavo Cerbasi, o objetivo do encontro foi colocar jovens para falar inteligentemente sobre dinheiro, o que facilitará escolhas no caminho de uma vida profissional prazerosa e rica. “Aqueles que estiveram presentes no evento certamente fizeram um grande investimento. Mais do que o conhecimento adquirido, procurei criar as melhores condições para que as pessoas saíssem de lá falando sobre dinheiro com bom humor e uma esperança não sonhadora, mas sim palpável”, destacou o consultor, que finalizou: “Acredito que enriquecer é uma questão de escolha. Por isso, fico feliz com a oportunidade que a Anhembi Morumbi me proporcionou de mostrar a seus alunos que esta escolha é muito mais simples do que se costuma imaginar”.

Equipe da Corporate Anhembi Morumbi (Thiago Dantas, Tony Nas e Valter Souza) com Gustavo Cerbasi
Equipe da Corporate Anhembi Morumbi (Thiago Dantas, Tony Nas e Valter Souza) com Gustavo Cerbasi