Marcelo Tas realiza palestra sobre inovação e criatividade na era digital

0h00

“Olá classe”. Essa simples frase, uma das primeiras proferidas na noite, arrancou aplausos calorosos do público presente no Auditório Theatro Casa do Ator, no campus Vila Olímpia, e a seguinte resposta uníssona: “Olá prof. Tibúrcio”. A voz e a figura não deixavam dúvidas. Adentrava no palco o atual apresentador do programa CQC – Custe o Que Custar, Marcelo Tas, que outrora foi consagrado no programa Rá-Tim-Bum, interpretando um dos seus mais famosos personagens: o professor irreverente, com cabelos desgrenhados, que ensinou muitas crianças na década de 80.

 Com muito bom humor e sagacidade, o apresentador Marcelo Tas falou sobre inovação e criatividade na web 2.0
Com muito bom humor e sagacidade, o apresentador Marcelo Tas falou sobre inovação e criatividade na web 2.0

E foi dessa forma divertida e animada que, no dia 28 de julho, o III Fórum Profissão ao Vivo teve início. Trata-se de uma ação promovida pela Universidade Anhembi Morumbi, que visa discutir temas atuais e relevantes direcionados aos alunos e vestibulandos.

Da informação ao conhecimento, as redes de relacionamento e a troca de saberes foram alguns dos assuntos apresentados por Marcelo Tas na palestra Inovação: a criatividade na era digital, abordando o aproveitamento da revolução digital com criatividade, a fim de se obter destaque no mercado profissional e, porque não dizer, virtual.

 O apresentador contou casos que viveu no decorrer de sua vida profissional e os caminhos que o fizeram se enveredar para o jornalismo
O apresentador contou casos que viveu no decorrer de sua vida profissional e os caminhos que o fizeram se enveredar para o jornalismo

O apresentador, que hoje é um dos cinco brasileiros mais seguidos no Twitter – rede social que permite aos usuários o envio e leitura de atualizações pessoais de outros contatos, através da Web ou SMS –, falou sobre as principais mudanças nas formas de compartilhamento de conhecimento e informação no mundo atual.

“Antigamente, as escolas tinham outro modo de ensinar e o professor era o único detentor do conhecimento na sala de aula, mas hoje não é assim. Hoje temos o Google para nos responder tudo”, brincou. Essa comparação foi feita graças ao grande número de internautas que existe hoje, de várias idades, que compartilham e propagam informações na rede diariamente. Segundo Tas, a hierarquia do conhecimento foi substituída pela democracia do mundo virtual.

 Ao final da palestra, Tas respondeu as perguntas dos presentes no Auditório Theatro Casa do Ator
Ao final da palestra, Tas respondeu as perguntas dos presentes no Auditório Theatro Casa do Ator

“Passei décadas olhando para uma televisão, aparelho no qual o conteúdo chega até o espectador. Essa foi a única opção durante muito tempo. Com a ascensão da internet, esse processo mudou. Hoje, é a pessoa que vai até o conteúdo e a agilidade na transmissão dessas informações causou uma transformação, inclusive, nos veículos de comunicação tradicionais”. Para ele, o eixo da mudança do consumo de informação nos últimos dez anos foi a interação, a quantidade de informações, a velocidade em que a mesma é transmitida e a mobilidade disponível para que seja acessada.

 Os fãs tiveram a oportunidade de pegar autógrafo, além de bater um papo com o apresentador
Os fãs tiveram a oportunidade de pegar autógrafo, além de bater um papo com o apresentador

No Brasil, o fenômeno gerado pelas redes sociais como Twitter, Orkut e MSN se dá diferente de outros países. De acordo com uma pesquisa apresentada por Tas, o País é o único a adotar esses meios de relacionamentos como o principal canal de comunicação, quando comparado aos USA, Japão e China. Outro fenômeno levantado no último ano foi o crescimento do número de upload de fotos e vídeos na rede mundial de computadores por internautas brasileiros.

 Antes de deixar o campus Vila Olímpia, Tas tirou fotos com os seus fãs
Antes de deixar o campus Vila Olímpia, Tas tirou fotos com os seus fãs

Ao final da palestra, ele abriu para as perguntas dos presentes e continuou o bate-papo em um descontraído coffee break, onde os fãs puderam tirar fotos, pedir autógrafos e trocar ideias com o apresentador.

Clique aqui e confira o álbum de fotos da palestra.