Lounge da Anhembi Morumbi une Moda, Tecnologia e Design no 1º dia da SPFW

0h00

Acesse aqui o hotsite oficial da Anhembi Morumbi no SPFW – Verão 2010.

Ao adentrar o lounge da Universidade Anhembi Morumbi na São Paulo Fashion Week, os semi arcos na entrada, as cores, as luzes e até mesmo as cadeiras fazem com que o visitante se sinta em um pedacinho de Paris. E não é por acaso. Todos os ícones do ambiente foram cuidadosamente pensados para remeter aos temas do evento: Paixão e França, em comemoração ao ano do país no Brasil.

 Os visitantes interagem com mesa que remete aos jardins parisienses
Os visitantes interagem com mesa que remete aos jardins parisienses

Cada detalhe simboliza uma referência parisiense. Utilizando-se de tecnologia de ponta e design, a coordenadora do curso de Design Digital, profa. Raquel Zuanon projetou uma mesa em que figuras são refletidas e as pessoas podem movê-las com os movimentos das mãos sob a superfície. Os espectadores são surpreendidos ao descobrirem que na mesa contém água, uma analogia às tradicionais fontes, assim como a parede forrada com grama natural, proporcionando a sensação de um passeio em um jardim europeu.

 Os alunos e professores de Gastronomia se divertem com os apetitosos bolos confeitados, iguais aos das docerias europeias
Os alunos e professores de Gastronomia se divertem com os apetitosos bolos confeitados, iguais aos das docerias europeias

Os alunos do 1º semestre do curso de Negócios da Moda desenvolveram capas para as cadeiras inspiradas em ícones regionais, como os trajes dos guardas franceses, a realeza, os cafés e as lingeries, que foram retratados de forma irreverente e original. Já no balcão em que as bebidas são servidas, foi montada uma vitrine com bolos confeitados, imitando as famosas docerias de Paris. A união de todos os componentes do lounge proporciona uma experiência sinestésica ao visitante, que também pode assistir às palestras com profissionais de diferentes áreas.

 O prof. Dr. Sérgio Timerman abordou um importante tema em sua palestra: a morte súbita cardíaca
O prof. Dr. Sérgio Timerman abordou um importante tema em sua palestra: a morte súbita cardíaca

Na abertura do lounge no primeiro dia, o diretor das Escolas de Ciências da Saúde e da Escola de Medicina, prof. Dr. Sérgio Timerman fez um descontraído bate-papo sobre um assunto muito importante: Morte Súbita Cardíaca. Sob o tema “Por que morremos?”, o médico apresentou vídeos e dados que mostram a seriedade de um problema que acomete cerca de 300 mil brasileiros por ano, sendo que a grande maioria é formada por vítimas fatais. Leia mais

Moda e Design

Em uma interessante analogia entre os universos da moda e do design, os professores da Universidade Anhembi Morumbi, Mônica Moura, Kátia Castilho e Jofre Silva, realizaram uma apresentação em que foram discutidas como as duas áreas podem atuar em comunhão no desenvolvimento de novas peças e experimentos.

 Os professores Mônica Moura, Kátia Castilho e Jofre Silva falaram sobre a relação entre Moda e Design
Os professores Mônica Moura, Kátia Castilho e Jofre Silva falaram sobre a relação entre Moda e Design

Dentre as várias vertentes abordadas, a profa. Kátia falou sobre a expansão do ensino superior em Moda e os benefícios que isso traz para o País, como profissionais bem qualificados e a melhoria contínua dos trabalhos no setor. Já a profa. Mônica discorreu sobre as formas de criar, expressar e comunicar o Design e a Moda. “O corpo influencia o Design”, ressaltou.

Ela mostrou fotos de um evento em Milão, na Itália, onde artistas realizaram roupas-objeto e a concretização de sonhos futuristas, como uma casa portátil, para suprir as necessidades e corresponder à realidade atual das pessoas, principalmente das grandes capitais.

 Após a palestra, os professores aproveitaram para conhecer o lounge
Após a palestra, os professores aproveitaram para conhecer o lounge

Ainda nesse contexto, a professora despertou a atenção sobre a exploração da percepção em ambas as áreas com a utilização de texturas, luzes e transparências, levando o interlocutor além do papel de espectador para a interação indispensável para a compreensão de uma obra. “O Design e a Moda não são restritos ao palpável. Podemos pensar e trabalhar com o lúdico, pois são dois segmentos que permitem isso”, propôs a profa. Mônica.

Paixão pelo movimento
A criação baseada no imaginário foi o que o coordenador do curso de Design de Animação, prof. Sérgio Nesteriuk, apresentou aos visitantes. Com uma coletânea de animações nacionais e estrangeiras, nas quais a paixão foi a linha principal de desenvolvimento, desde o olhar de uma criança em relação a um ventilador de teto até a vida cotidiana que leva o ser humano a sonhar mais do que realizar, o professor sensibilizou o público.

 O prof. Sérgio Nesteriuk falou sobre a paixão como tema de animações nacionais e internacionais
O prof. Sérgio Nesteriuk falou sobre a paixão como tema de animações nacionais e internacionais

Os filmes demonstraram como a imagem aliada ao som tem o poder de levar o espectador para o papel de protagonista, despertando sentimentos de alegria e tristeza no decorrer da história.

A animação russa “Lavatory Lovestory”, que concorreu ao Oscar 2009 na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação, foi um dos vídeos apresentados. O curta retrata a vida de uma mulher que trabalha na catraca de um banheiro masculino e sonha com um amor, mas não consegue olhar além do jornal que lê diariamente enquanto trabalha, revelando como a valorização de pequenos detalhes pode fazer a diferença.

Tecnologias do Futuro
Para encerrar a programação do 1º dia do lounge, a convidada profa. Roseli de Deus Lopes, docente da Escola Politécnica da USP, realizou uma apresentação sobre as Tecnologias do Futuro ao lado do coordenador do curso de Engenharia de Produção da Universidade Anhembi Morumbi, prof. Carlos Carneiro. Leia mais