Livro de Medicina Veterinária de docente da Universidade Anhembi Morumbi recebe o Prêmio Jabuti

17h37

Pela primeira vez em mais de 50 anos de realização do Prêmio Jabuti, um livro da área de Medicina Veterinária se consagra e recebe o Prêmio 2015, ficando em segundo lugar na classificação geral da área de Ciências da Saúde. O ‘Tratado de Medicina Interna de Cães e Gatos’, que tem como editora a professora Márcia Jericó, do curso de Medicina Veterinária da Universidade Anhembi Morumbi, preenche uma lacuna na literatura nacional, apresentando, de maneira inovadora e pioneira, tópicos como responsabilidade profissional e medicina legal. Além da professora, são autores do livro outros dois profissionais: João Pedro de Andrade Neto e Márcia Mery Kogika, além dos também professores da instituição André Selmi, Aline Zoppa, César Dinola, Silvio Luiz, Sérgio Santos, Ronaldo Lucas, Luciano Pereira, Wagner Sato, Adriana Nishiya e Fabricio Lorenzini, entre outros.

“É um orgulho para todos os envolvidos na realização desse trabalho receber um dos maiores prêmios da literatura”, exalta Márcia. “Foram longos anos de trabalho que mostraram a capacidade da medicina veterinária se destacar em meio as outras obras da área”, comemora.

Criado em 1958, o Jabuti é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Além de valorizar escritores, destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Para premiar, um corpo de jurados altamente especializado faz a análise das obras. A contagem dos votos é feita em sessões abertas ao público e dividida em duas etapas. Na primeira sessão pública, são selecionadas as 10 melhores obras em cada umas das 27 categorias. A segunda sessão define os três primeiros lugares de cada categoria.