Lançamento do livro “Ensino da arte: memória e história”

0h00

A profa. Ana Mae Barbosa, do Programa de Mestrado em Design, lançará o livro “Ensino da arte: memória e história”, no dia 11 de março de 2009, no SESC Avenida Paulista.

Publicado pela Editora Perspectiva, o livro possui 12 capítulos de diferentes teses defendidas em universidades brasileiras sobre a História do Ensino das Artes Visuais no País e ainda conta com dois capítulos memoriais, um de Ana Mae Barbosa e outro de Ivone Richter.

Durante o lançamento, acontecerão duas mesas-redondas: uma com a presença dos autores dos ensaios, que ampliarão as informações sobre seus artigos e mostrarão imagens que não puderam ser impressas, e outra em homenagem às arte-educadoras Laís Aderne, Ilsa Leal Ferreira e Noemia Varela, que contribuíram para o desenvolvimento do ensino da Arte no Brasil.

Sobre o livro
A publicação se deve a uma pesquisa que a professora está realizando com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) sobre o ensino do desenho e da arte no Brasil de 1922 a 1948 – período que compreende desde a Semana de Arte Moderna à institucionalização do ensino modernista de Arte.

Ela conta que para começar o processo de criação do livro teve de procurar, ler e reler as teses de cunho histórico sobre o ensino da Arte. “Me entusiasmei com tanta coisa boa nas gavetas. Por isso, escolhi 12 teses e dissertações e um TCC de especialização e pedi aos autores um capítulo que concentrasse  seus achados históricos”, comenta.

O objetivo da obra é dar a conhece aos professores de Arte as pesquisas que vêm sendo feitas nas universidades brasileiras, do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, sobre a história do ensino do desenho e das Artes Visuais.

Além disso, a docente considera “louvável a coragem do presidente da editora Perspectiva, Jacó Guinsburg, que está apostando no desejo dos arte-educadores em conhecer a história desta área de estudos, bem como suas práticas”.

Colaboram no livro Erinaldo Alves do Nascimento, Roberta Maira de Melo Araújo, Fernanda Pereira da Cunha, Patrícia de Paula Pereira, Rejane Galvão Coutinho, Rita Luciana Berti Bredariolli, Fernando Antônio Gonçalves de Azevedo, Vicente Vitoriano Marques Carvalho, Ilsa Kawall Leal Ferreira, Heloísa Margarido Sales, Maria Christina de Souza Lima Rizzi.

 

SERVIÇO
Data:
11 de março de 2009
Horário: 20h
Local: SESC Paulista
Endereço: Av. Paulista, 119 – Paraíso