Jovem do Programa IAM representa o Brasil no encontro anual da International Youth Foundation

0h00

Selecionada no Programa Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi, em 2008, Cecília Mendes Barros acaba de participar do encontro anual da International Youth Foundation, realizado este ano na Universidade Européia de Madrid, na Espanha. Cecília foi convidada para representar o Brasil no painel que discutiu as ações de empreendedorismo social nas universidades da Rede Laureate. Neste ano, participaram também México, Espanha e Turquia.

A jovem ingressou no Programa IAM com o Projeto Oficina Escola de Artes e Ofícios (POEAO), que tem como objetivo capacitar jovens em situações de risco para atuarem tecnicamente na restauração de prédios históricos, considerados patrimônios nacionais. Em 2009, um ano após sua seleção no Projeto IAM, a jovem foi indicada pela Universidade Anhembi Morumbi para participar da seleção de projetos sociais realizado mundialmente pela International Youth Foundation, por meio do programa YouthActionNet.  Cecília foi selecionada e premiada na cerimônia realizada na Embaixada da Finlândia, em Washington D.C, em novembro do ano passado.

Pelo Programa IAM, a jovem participou de um curso de formação em empreendedorismo social, com orientações técnicas para elaboração, gestão e desenvolvimento de projetos sociais, durante seis meses. Fizeram parte da formação temas como atitude empreendedora e liderança jovem; comunicação e marketing de projetos sociais, plano de negócios para empreendimentos sociais sustentáveis entre outros.

Os jovens participantes do projeto podem integrar à comunidade global YouthActionNet, criada em 2001 pela International Youth Foundation, interagindo com outros jovens empreendedores sociais de diversos países, internacionalizando sua rede de relações e suas experiências. Desde 2005 a ação internacional conta com a parceria da Laureate International Universities, da qual a Anhembi Morumbi foi selecionada pela rede para expandir o programa no Brasil.