Jovem do Programa Iam conquista prêmio global

0h00

Após estar entre os jovens selecionados para o Programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi 2010, Henrique Rocha Mendes, responsável pelo Projeto Batuque Arte – Tambores do Brasil, está entre os 21 premiados, como Empreendedor Social, pelo  Programa Global YouthActionNet, uma comunidade de interação virtual com jovens empreendedores sociais do mundo todo.

Henrique, ex-aluno da Universidade Anhembi Morumbi, estava entre os 500 inscritos, oriundos de mais de 60 países, e foi um dos indicados pelo Programa Iam para concorrer à premiação no Programa Global.

O jovem vê o prêmio como a comprovação de que este tipo de ação social dá certo. Segundo ele, esta conquista só foi possível graças ao Programa Iam, que ele vê como uma ponte que o levou ao YouthActionNet, pois professores, os outros participantes e a sua formação, foram seus principais condutores nesta trajetória rumo à premiação.

“Nunca imaginei que meu projeto pudesse ser reconhecido em nível global e que pudesse surtir efeitos tão positivos e maiores do que eu imaginava. Antes do Iam, era apenas um líder dentro de minha comunidade, hoje não sou apenas um empreededor, sou um grande visionário social”, complementa Henrique, que na volta de sua viagem ao México pretende trazer na bagagem a chance de transformar seu projeto em uma grande organização.

Com esta conquista, o ex-aluno da Anhembi Morumbi, além de ser convidado a participar do Encontro Global no início de outubro na cidade do México, também terá a chance de trocar experiências com jovens empreendedores de outras nacionalidades, receberá orientações sobre liderança, gestão de projetos e parcerias, como também, participará da solenidade de reconhecimento onde receberá uma certificação.

Clique aqui e conheça outras premiações internacionais já conquistadas, em três anos, pelos jovens reconhecidos, apoiados e indicados pelo Programa Iam.

O Projeto – Batuque Arte
Com acessórios alternativos, como panelas, baldes e potes, que se transformam em instrumentos musicais,  Henrique, com o apoio de um grupo de amigos, desenvolve um trabalho musical junto a uma comunidade de Pedreira, zona sul de São Paulo.

O Batuque Arte atende, voluntariamente, mais de 100 crianças e adolescentes, proporcionando  a oportunidade de acesso social e cultural, por meio da percussão, do canto e de dança populares, mesclando ritmos e cantos tradicionais do Brasil e da África.

Reconhecimento e expansão
O Programa Iam, que já beneficiou cerca de 80 jovens – 20 a cada edição – oferecendo a eles a oportunidade de se tornarem grandes empreendedores sociais, após quatro anos será ampliado.

Bastante satisfeitos com os resultados, os organizadores do projeto – que é uma parceria entre a Universidade Anhembi Morumbi, a Sylvan/Laureate Foundation e a International Youth Foundation – investirão ainda mais nesta proposta e irão estendê-lo, em 2012, aos demais estados do Brasil.

Até a sua 4ª edição, o projeto só beneficiava jovens de São Paulo, e a partir do próximo ano, autores de projetos de iniciativas sociais de todo o Brasil, em prol de um grupo ou de uma comunidade, também poderão se inscrever para participar do Programa.