Joseane Marques, aluna de Gastronomia, conquista primeiro lugar em concurso internacional

0h00

Joseane Marques, aluna do curso de Gastronomia, conquistou o primeiro lugar na categoria estudante do concurso internacional “Las Mejores Recetas de Papa del Mundo”, uma celebração pelo ano internacional da batata, declarado pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

O concurso, que reuniu mais de cem pessoas de 24 nacionalidades, teve como objetivo difundir e incentivar o uso da batata na gastronomia peruana e mundial.

A aluna encontrou na competição uma chance para aperfeiçoar seus conhecimentos, já que pretende especializar-se na culinária latina. “Acho importante participar de concursos, porque temos que pesquisar e aprendemos muito com as pesquisas e com os concorrentes. Além disso, a competição foi uma excelente oportunidade para entrar em contato com o mercado que eu pretendo atuar”, comenta.

Sua proposta de usar ingredientes comuns na América Latina deu certo. A receita campeã foi uma torta com tiras de batata monalisa grelhada e recheada com purê de batata doce e camarão picante, acompanhada de salada de folhas verdes e molho com manga, romã e coentro.

Joseane lembra que fez diversos testes em casa e depois pediu ajuda do chef Mauricio Lopes para realizar mais testes antes de enviar a receita. “Foram quatro meses para chegar ao resultado que me trouxe o prêmio e a ajuda do chef Mauricio foi muito importante nesse processo. Isso porque estava com dificuldades para finalizar a torta, sem saber o que fazer com a batata monaliza. Então, fizemos alguns testes e chegamos à conclusão que era melhor branquear e depois grelhar as tiras da batata”, explica.

Ela participará de um jantar especial para os vencedores do concurso, que acontecerá no dia 26 de setembro, em Lima (Peru). Os ganhadores lançarão um livro com as receitas campeãs, em comemoração ao ano da batata.