II Encontro e Prêmio IDEA/Brasil reúnem profissionais reconhecidos de design e destaca projeto de alunos de Design Digital

0h00

A Anhembi Morumbi sediou, no dia 27 de maio, o II Encontro IDEA/Brasil de Design 2008, promovido em parceria com o Objeto Brasil. O evento teve como tema central Inovação, Design e Negócios e reuniu personalidades especializadas no assunto,que abordaram os seguintes assuntos: “O Design e a China”, “Pesquisa e Objeto Brasil – Uma visão econômica do Design no Brasil” e “Inovação e Design”.

A diretora do campus Morumbi, profa. Mônica Moura, foi a responsável pela abertura do evento, juntamente com a coordenadora do curso de Design, profa. Rachel Zuanon, e a diretora-executiva do Objeto Brasil e coordenadora-geral do Prêmio IDEA/Brasil, Joice Joppert Leal.

Joice Joppert Leal (à esquerda) ao lado da profa. Mônica Moura)
Joice Joppert Leal (à esquerda) ao lado da profa. Mônica Moura)

“A parceria com a Universidade tem sido fundamental para as ações de promoção do design brasileiro, elevando assim o prestígio dos trabalhos dos alunos, que não deixam nada a dever em termos de criação e qualidade”, afirma Joice.

O encontro foi marcado pela presença dos convidados Patrizia Piccioli, jornalista especializada nas publicações Casa Internacional (China) e DDN (Roma, Itália);  Marcelo Villin Prado, diretor do IEMI (Instituto de Estudos de Marketing Industrial); e Frank Tyneski, CEO da IDSA (Industrial Designers Society of America). “O evento veio ao encontro dos princípios que trabalhamos com os alunos em sala de aula, que são pesquisa, criação e tecnologia”, analisa a profa. Mônica Moura.

Frank Tyneski, CEO da Industrial Designers Society of America
Frank Tyneski, CEO da Industrial Designers Society of America

Prêmio IDEA/Brasil 2008

Para mostrar o que o Brasil tem de melhor em design para oferecer ao mercado nacional e internacional, em 29 de maio, foi realizado a entrega do Prêmio IDEA/Brasil 2008. A edição brasileira do maior prêmio de design dos Estados Unidos, promovida pelo Objeto Brasil em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), premiou 53 projetos em 18 categorias.

Dentre os premiados, destacou-se o projeto E-hom, desenvolvido pelos alunos do 8° semestre do curso de Design Digital da Anhembi Morumbi, que conquistou o troféu ouro na categoria Projetos de Estudantes. O projeto E-hom encantou a todos com uma proposta inovadora ao mesclar real e virtual por meio de um site e uma peça gráfico-digital tridimensional e interativa (um cubo).

O site reúne imagens e ilustrações manipuladas digitalmente, vídeos, textos autorais, animações e sons, tendo como base o design de interface, de navegação, de interação, de hipertextualidade e de som. Já o cubo explora a conectividade entre os meios material e imaterial a partir da tecnologia de realidade aumentada, que possibilita visualizar vídeos, sons e imagens 3D na tela ao manipular o cubo apontado para uma webcam conectada ao computador.

Projeto E-hom desenvolvido pelos alunos de Design Digital
Projeto E-hom desenvolvido pelos alunos de Design Digital

Para a profa. Mônica Moura, diretora do campus Morumbi, o reconhecimento dado ao projeto é muito importante para o portfólio desses jovens, uma vez que a seleção ocorreu a partir de um júri composto por profissionais reconhecidos no mercado. “Esta premiação demonstra que mesmo um projeto desenvolvido de forma experimental na universidade tem muito valor no mercado de trabalho, principalmente quando é inovador e diferenciado”, observa.

Além de garantir visibilidade internacional do projeto E-hom em importantes exposições realizadas pelo IDEA em todo o mundo, a premiação demonstra a excelência acadêmica que a Anhembi Morumbi tem proporcionado aos seus estudantes, por meio de uma proposta pedagógica contemporânea alinhada às tendências de mercado.