I Encontro IDEA/BRASIL reúne grandes nomes da área de Design

0h00

A Universidade Anhembi Morumbi sediou, no dia 7 de abril de 2008, o I Encontro IDEA/Brasil de Design. Tendo como tema central “Beautility” (beauty + utility), foram discutidos três assuntos principais: “A utilidade e a beleza no Design”, “Contextos, forma, função e estética. A visão do Design” e “A emoção do Design. A atratividade através da emoção”.

Participaram como palestrantes os designers Tucker Viewmeister (Studio Red, Rockwell Group e IDSA – Industrial Designers Society of America) e Lincoln Seragini (Seragini Farné Guardado Design), além de outros renomados profissionais dos principais segmentos relacionados ao campo do design, que participaram como debatedores.

Palestrante Tucker Viewmeister (esq.) e debatedor Luciano Deos (dir.) seguram revista D2B - Design to Branding Magazine</P> <P> </P> <P>Em sua palestra, Viewmeister afirmou que hoje os designers têm tentado criar experiências agradáveis para as pessoas e que “no futuro, esse papel será mais importante, principalmente na área digital”. Já Seragini reconheceu que os profissionais brasileiros possuem grande potencial de crescimento: “Vamos dar um salto na vitrine mundial do designer. Temos qualidade e competência para disputar a competição internacional, só não somos conhecidos”, disse.</P> <P>O evento integrou também o Prêmio IDEA/Brasil, a primeira edição brasileira do mais importante prêmio de design dos Estados Unidos, o IDEA (Internacional Design Excellence Award), realizado pela IDSA (Industrial Designers Society of América) e patrocinado pela conceituada revista de negócios Business Week. </P> <P>Com quase 30 anos de sucesso e prestígio, o IDEA chega ao Brasil organizado pela ONG Associação Objeto Brasil, dedicada ao design brasileiro. “Em 30 anos de premiação, nunca houve um vencedor sul-americano. Ao fazermos uma edição brasileira, vamos ter a oportunidade de mostrar o nosso talento”, disse Joice Joppert, diretora executiva da Objeto Brasil e coordenadora geral do Prêmio IDEA/Brasil.</P> <P><<idea_brasil_4.jpg
Palestrante Tucker Viewmeister (esq.) e debatedor Luciano Deos (dir.) seguram revista D2B – Design to Branding Magazine

 

Em sua palestra, Viewmeister afirmou que hoje os designers têm tentado criar experiências agradáveis para as pessoas e que “no futuro, esse papel será mais importante, principalmente na área digital”. Já Seragini reconheceu que os profissionais brasileiros possuem grande potencial de crescimento: “Vamos dar um salto na vitrine mundial do designer. Temos qualidade e competência para disputar a competição internacional, só não somos conhecidos”, disse.

O evento integrou também o Prêmio IDEA/Brasil, a primeira edição brasileira do mais importante prêmio de design dos Estados Unidos, o IDEA (Internacional Design Excellence Award), realizado pela IDSA (Industrial Designers Society of América) e patrocinado pela conceituada revista de negócios Business Week.

Com quase 30 anos de sucesso e prestígio, o IDEA chega ao Brasil organizado pela ONG Associação Objeto Brasil, dedicada ao design brasileiro. “Em 30 anos de premiação, nunca houve um vencedor sul-americano. Ao fazermos uma edição brasileira, vamos ter a oportunidade de mostrar o nosso talento”, disse Joice Joppert, diretora executiva da Objeto Brasil e coordenadora geral do Prêmio IDEA/Brasil.

<

Da esquerda para a direita: Christiano Braga, Chelsea Sutula, Monica Moura, Tucker Viewmeister e Joice Joppert

 

O prêmio engloba 18 categorias diferentes, que vão desde design de transporte a design de produtos industriais; projetos de estudantes à pesquisa e estratégia em design.  Além disso, em caráter exclusivo, a premiação brasileira contará com a categoria Jóias, premiando um setor de excelência nacional, há muito tempo exportador e com qualidade e abundância em sua produção.

Para Diego Abrahão Modesto, aluno do curso de Design Digital, “o designer brasileiro está carente desse tipo de evento, principalmente o pesquisador”. E Monica Moura, diretora do campus Morumbi, ressaltou que “realizar uma edição do prêmio IDEA no Brasil, com o apoio da Anhembi Morumbi, é reflexo do fortalecimento do mercado, da instituição acadêmica e da valorização dessa área”.