Gonzalo Frasca fala sobre “Videogames políticos e a Teoria da Simulação” no campus Morumbi

0h00

No dia 29 de agosto, a Universidade Anhembi Morumbi recebeu Gonzalo Frasca, um dos principais pensadores da área de design de games na atualidade, para uma palestra com o tema “Videogames políticos e a Teoria da Simulação”. O evento, realizado no miniauditório do campus Morumbi, contou com a presença massiva de alunos que lotaram o local da palestra.

O pesquisador e produtor de games, Gonzalo Frasca
O pesquisador e produtor de games, Gonzalo Frasca

Na ocasião, Gonzalo Frasca abordou o conceito de videogames políticos, mostrando aos participantes alguns exemplos reais, dentre os quais o game que produziu para a campanha presidencial americana de Howard Dean, em 2004, uma criação pioneira e que deu notoriedade ao pesquisador. O produtor de jogos alertou também para a importância da Teoria da Simulação, apresentou alguns conceitos deste campo teórico e demonstrou a teoria nos games que desenvolveu.

Segundo Delmar Galisi, coordenador do curso de Design de Games e organizador do evento, “uma curiosidade é que Frasca citou a leitura das obras do brasileiro Augusto Boal, conhecido em todo o mundo como um ator e diretor de um teatro radical, como uma possível contribuição para a pesquisa e produção em design de jogos”.

Frasca falou sobre Videogames políticos e a Teoria da Simulação para os alunos de Design de Games
Frasca falou sobre Videogames políticos e a Teoria da Simulação para os alunos de Design de Games

Gonzalo Frasca é doutor em Videogames pela IT University of Copenhagen e autor do site ludology.org, um das mais importantes publicações digitais voltadas ao estudo de jogos. Além de pesquisador, Frasca é chefe de criação e fundador da empresa Powerful Robot Games, onde desenvolve diversos jogos, como os games produzidos para a Cartoon Network.

“Receber Gonzalo Frasca na Anhembi Morumbi significa trazer um dos mais respeitados pesquisadores da área de Design de Games. Além da troca de experiências e de conhecimento, a presença do palestrante pode gerar futuros intercâmbios e, acima de tudo, ao aceitar falar com nossos alunos, Gonzalo Frasca demonstra que somos respeitados enquanto instituição de ensino”, disse Galisi.

Para o coordenador, o evento foi muito positivo e despertou a percepção de como é importante o intercâmbio com pesquisadores de outros países. “Este tipo de ação está alinhada com o perfil globalizante da Anhembi Morumbi”, finalizou.