Galeria Olido inaugura nova fase com exposição de arte interativa

0h00

Criações da artista Martha Gabriel e de alunos da Universidade Anhembi Morumbi estão entre os trabalhos apresentados que unem arte e tecnologia

Parte integrante do Outubro Independente, evento promovido pela Secretaria Municipal de Cultura desde 2007, a exposição LIFE on LINE of LIFE abre dia 17 de outubro e marca uma nova fase da Galeria Olido, no centro de São Paulo, trazendo para o espaço trabalhos que vão ao encontro de uma proposta inovadora. A exposição é composta pela mostra individual da artista Martha Gabriel e pela mostra Jovens Talentos. “Pretendemos abrigar atrações que propiciem uma maior interação entre as linguagens artísticas, como a dança, a música, o cinema, a literatura e a fotografia, sempre cedendo espaço a novos talentos. A nossa ideia é inserir as novas mídias no contexto das atrações que já são habituais para o público da Galeria”, afirma Nany Semicek, diretora de programação da Galeria Olido.

A artista Martha Gabriel, premiada no Brasil e no exterior, exibirá trabalhos de arte digital como Sensitive Rose, uma rosa dos ventos interativa formada por mobile tags que mapeia os desejos das pessoas, que interagem com a obra pelo celular ou dispositivos móveis. Ainda trará para o espaço o trabalho My I?, criado para a exposição Virtuality/Spirituality Exhibition, curada por Horst Konietzny, que aconteceu em maio deste ano em Munique, na Alemanha.
Para materializar o conceito de integração das artes e oportunidade de expressão aos jovens talentos, alunos dos cursos de Artes Visuais com Ênfase em Novas Mídias, Design Digital e Design de Games da Universidade Anhembi Morumbi tiveram seus trabalhos selecionados por José Minerini, Junia Meirelles e Delmar Galisi – coordenadores dos respectivos cursos – para compor o programa. O curso de Produção de Música Eletrônica também participará com intervenções musicais que se mesclarão a apresentações de Live Image dos alunos de Design Digital. Propostas de vídeo digital stop motion, grafitti digital, tatuagem digital, projeção interativa estão previstas para a exposição. Alunos do curso de Dança se apresentarão no encerramento da exposição.

“A participação neste momento tão importante de renovação da Galeria Olido coincide com um trabalho de valorização e foco maior nas mídias digitais no curso de Artes, bem como em toda a Escola de Artes, Arquitetura, Design e Moda da nossa instituição. A troca de experiências é sempre fundamental, tanto por parte dos alunos como do público em geral, que terá acesso a um tipo de arte muitas vezes distante do cotidiano”, afirma José Minerini, coordenador do curso de Artes Visuais com Ênfase em Novas Mídias da Universidade Anhembi Morumbi.

Ainda serão realizadas três intervenções de artistas internacionais e duas mesas de debates sobre arte e tecnologia na contemporaneidade, sendo uma delas com artistas e curadores internacionais e outra com professores da Universidade Anhembi Morumbi. “A proposta da exposição é trazer arte e tecnologia para o centro da cidade e democratizar o acesso a esta produção”, completa Sabrina Nudeliman, responsável pelo desenvolvimento da Mostra e das ações de novas mídias no evento.

Sob curadoria de Alex Andrade, da Secretaria Municipal de Cultura, a mostra de vídeos DVD – RW  acontecerá paralelamente ao evento LIFE on LINE of LIFE e Jovens Talentos e integrará também a 1ª Mostra Online Outubro Independente, junto a filmes de alunos da Anhembi Morumbi. As produções, além de reproduzidas na Galeria Olido, serão exibidas virtualmente no canal da empresa Elo Company – Elo Cinema, no endereço  www.elocinema.com.br

Serviço
Evento: Mostra LIFE on LINE of LIFE e Jovens Talentos
Abertura: 17 de outubro, às 17 horas
Período: 18 a 31 de outubro – terça a domingo, das 9 às 20 horas
Local: Galeria Olido – Av. São João, 473, Centro – São Paulo – SP
Idealização e Desenvolvimento: Sabrina Nudeliman
Curadoria: Martha Gabriel
Co-curadoria Universidade Anhembi Morumbi: José Minerini, Junia Meirelles e Delmar Galisi
Produção: Andrea Borrotchin
Projeto Gráfico: Nathália Costa e Edineide de Oliveira
Apoio: Martha Gabriel e Universidade Anhembi Morumbi
Realização: Galeria Olido, Departamento de Expansão Cultural e Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Entrada Franca