Filme produzido pelo prof. Alexandre Machado é premiado no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

0h00

A estréia do curta-metragem de animação “Osmar, a primeira fatia do pão de fôrma”, produzido pelo prof. Alexandre Machado (Ale McHaddo), dos cursos de Design de Animação e Design de Games, realizada na 19ª edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, um dos mais importantes festivais dedicados ao gênero em todo o mundo, foi marcada pela conquista do Prêmio TV Cultura, que garante ao filme a exibição pela emissora em rede nacional.

A animação, apresentada no evento durante a mostra Panorama Paulista, conta a história de Osmar, a primeira fatia de um pão de forma que não superou o fato de ter sido deixado na embalagem. Tentando amenizar seu drama, Osmar visita o doutor Croix Sainte. Na consulta o doutor pergunta sobre vários momentos da vida de Osmar, que relembra em flash-backs cada um deles, mostrando episódios que misturam drama e humor a cada relato do deprimido pão de forma.

Cena do curta de animação "Osmar, a primeira fatia do pão de forma"
Cena do curta de animação “Osmar, a primeira fatia do pão de forma”

Segundo Alexandre, a produção é um desenho animado 2D, realizado à maneira tradicional de animação, com lápis sobre papel em mesa de luz. “O filme foi finalizado usando o software ToonBoom, usado nos cursos de Design de Animação e Design de Games da Universidade”, lembra o professor.

“Osmar, a primeira fatia do pão de forma” contou ainda com a assistência de direção de Jonas Brandão, professor do Curso de Design de Animação, e de Morian Marroni, aluno do quarto período do curso de Design de Animação.

Segundo Alexandre, “o Festival de Curtas é um dos eventos cinematográficos com maior visibilidade e com um grande público. Por ser internacional, curadores de festivais de vários outros países comparecem e têm a chance de acompanhar de perto a produção local”, explica. Para o professor “a experiência em trabalhos como a produção deste curta, além de promover a visibilidade profissional, é uma das principais formas de adquirir o conhecimento que passo aos alunos”.

FICHA TÉCNICA

Direção: Ale McHaddo

Roteiro: Ale McHaddo

Produção: Ale McHaddo e Mayra Lucas

Assistente de Direção: Jonas Brandão

Produtora: 44 Toons

Música:  Renato Lemos

Elenco(Vozes):
Élcio Romar, Fernando Alves Pinto e Arianne Brogine

Animadores:
Ale McHaddo
Cláudio Oliveira
Jonas Brandão
Morian Marroni

Clean UP:
Camila Fernandes
Helida Bôa Vista
Mário Boa Vista
Maria da Fátima Madureira

Pintura de Cenários:
Marcella Tamayo
Robson Lima
Rodrigo Lima

Pintura de Fotogramas:
Rodrigo Lima

Animação de Farinha de Trigo:
Érica Valle
 
Efeitos:
Paulo Biagioni
 
Re-Takes:
Ana Cláudia Predolin
Everton Rodrigues

Transfer:
Kinetoon

Mixagem:
Mega