Ex-alunos e professores de Design de Animação exibem trabalhos em circuito nacional

0h00

O curso de Design de Animação da Universidade Anhembi Morumbi, que esse ano forma a sua segunda turma, vem conquistando amplo destaque no cenário nacional da área por uma série de ações envolvendo alunos, ex-alunos e professores. O segundo semestre está apenas no início e com os festivais e mostras que acontecem nesse período, os profissionais e estudantes tem a chance de projetar os seus trabalhos para um grande público.

Esse é o caso do professor do curso de Design de Animação, Ale McHaddo, que teve o curta-metragem “Osmar, a primeira fatia do pão de forma” selecionado para a 17ª edição do Anima Mundi, realizado entre os dias 22 e 26 de julho, em São Paulo. O Anima Mundi é um dos três principais festivais de animação em todo o mundo e promove uma série de atividades e encontros com os principais nomes da animação internacional. “Osmar, a primeira fatia do pão de forma”, foi exibido em diversos festivais e já ganhou dois prêmios no Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo. Ainda nessa edição do Anima Mundi, o prof. Jonas Brandão também teve a animação “Um Lugar Comum” selecionada para exibição.

 Animação O Fantasma da Ópera, também criada pelo prof. Ale McHaddo
Animação O Fantasma da Ópera, também criada pelo prof. Ale McHaddo

Paralelamente ao festival, acontece a 8ª Mostra Internacional de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina. Na Mostra a dupla de professores da Universidade Anhembi Morumbi novamente marcará presença. O prof. Jonas, que já havia participado da edição passada com “Balloons”, participa com “Um Lugar Comum”. Já o prof. Ale Mchaddo participará com o curta-metragem “Contatos Siderais Antes do Colegial”, obra em que mistura filmagens em live action com animação e foi contemplada com prêmio da Secretaria do Audiovisual para sua realização.

No entanto, a grande surpresa na Mostra é a participação de um ex-aluno e uma aluna com duas animações realizadas como TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) do curso de Design de Animação da Universidade. Na ocasião, serão exibidas “A menina da Lua”, de Cézar Duarte Brandão e “Visitantes”, de Camila Barbizan Kressin, que agora cursa a Pós-graduação em Produção e Direção de Animação na Universidade. Os respectivos trabalhos já foram exibidos em algumas mostras e festivais e a perspectiva é que continuem em circuito nacional até o final do ano. Cézar e Camila fazem parte da primeira turma formada em Design de Animação.

Para ele, foi uma surpresa ter o trabalho selecionado para a Mostra. “É muito gratificante ver o trabalho ser reconhecido, tanto o meu quanto o da Camila. Nós fizemos sozinhos, deu muito trabalho e foram várias noites sem dormir, mas valeu a pena”.

 Animação "A menina da Lua", criada pelo ex-aluno Cézar Duarte Brandão
Animação “A menina da Lua”, criada pelo ex-aluno Cézar Duarte Brandão

“O corpo docente do curso ficou extremamente contente com essas notícias”, diz o professor do curso de Design de Animação, Dr. Sérgio Nesteriuk. “A participação de professores em importantes mostras e festivais de animação é, felizmente, algo recorrente, como recentemente também aconteceu com o prof. Maurício Mazza no Animadrid, um importante festival de animação europeu”.

Ele ressalta ainda que os alunos constantemente se destacam por suas atuações, ainda enquanto estudantes. “Além dos TCCs, muitos alunos tem tido outras animações reconhecidas profissionalmente. Um bom exemplo disso são os comerciais em animação que nossos alunos realizam durante o 2º semestre para ONGs. Muitas dessas ONGs utilizam as animações em suas campanhas institucionais”.