Ex-alunos de Gastronomia realizam festival de cozinha brasileira na Etiópia

0h00

De 07 a 29 de fevereiro, três chefs brasileiros, Mara Salles, Paulo Machado e Eduardo Duó, a convite da Embaixada do Brasil na Etiópia, participaram em Adis Abeba, capital do país, de um festival de cozinha brasileira.

O festival, realizado durante o almoço e o jantar, aconteceu no conceituado restaurante Kuriftu Diplomat, famoso por abrigar festivais gastronômicos de várias partes do mundo.

 Partipantes do Festival na Etiópia
Partipantes do Festival na Etiópia

Com esta iniciativa, os chefs brasileiros pretendem contribuir para o grave problema da subnutrição na Etiópia, um país de precária atividade agrícola, cultura e geografia distintas da que, habitualmente, se costuma ver na África ocidental.

Cardápio
Para desenvolver um cardápio totalmente adverso, os chefs se empenharam na difícil missão de compor um menu que representasse o Brasil, aproveitando basicamente os ingredientes etíopes, além de alguns poucos itens distribuídos entre as malas do trio (farinha de mandioca, dendê e cachaça entre outros).

Resultado da façanha: um cardápio inusitado e rico com Moqueca de peixe do Nilo Azul, Paçoquinha de Amendoim (para acompanhar o café,  na terra onde a história registra o aparecimento dos primeiros grãos), Caipifruta com as frutas etíopes, Tutu de Feijão Macassar Verde com Guisado de Moelas, Romeu e Julieta, entre outros.

Talentos Anhembi Morumbi

Mara Salles, renomada Chef de São Paulo, é pioneira no estudo e pesquisa da cozinha brasileira no País e no mundo, atuando por mais de cinco anos como docente do tema na Universidade Anhembi Morumbi.

Há quatro anos, representa a cozinha brasileira no importante fórum latino-americano do CIA em San Antonio, Texas e em 2011 lançou seu primeiro livro: “Ambiências, Histórias e Receitas do Brasil.

Já os chefs Paulo Machado e Eduardo Duó, ex-alunos do curso de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi, são professores de Gastronomia em outras instituições do País.

Paulo trabalhou como supervisor de pesquisas do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira – UAM e desde 2010 é proprietário do Instituto Paulo Machado em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

O chef Eduardo Duó é professor de Gastronomia e está a frente do Espaço Jaguaribe em Higienópolis, São Paulo.