Ex-alunos de Gastronomia levam título na Etapa Nacional do Bocuse d’Or 2018

16h02

Ele já foi notícia nas redes sociais da Anhembi Morumbi, por ter se revelado um chef nada convencional e com uma atuação totalmente criativa e às vezes, inusitada. Com sorriso sempre estampado no rosto, agora, chegou a vez de comemorar sua mais recente conquista: o título na etapa nacional, em uma das mais acirradas competições de Gastronomia mundial.

Os ex-alunos Luiz Filipe, à dir., acompanhado do também egresso, Vinícius Pires Alves

Graças às suas doses de ousadia na cozinha e toda a sua desenvoltura com a gastronomia, Luiz Filipe, chef do Evvai, renomada casa italiana de São Paulo, e, orgulhosamente, ex-aluno da Anhembi Morumbi, celebra o primeiro lugar na etapa Nacional do Bocuse d’Or 2018, competição na qual ele contou com o auxílio de nosso também ex-aluno, Vinícius Pires Alves, que o apoiou na conquista do primeiro lugar na categoria Geral.

Luiz Filipe e Vinícius durante competição 

A seletiva do Bocuse d’Or foi realizada no dia 16 de março, no Sirha São Paulo. Após mais de 5h de competição, Luiz Filipe saiu vencedor. A receita do campeão? Além de muita dedicação e persistência, o chef preparou um belo filé de salmão do Alaska, levemente curado na beterraba, cozido à baixa temperatura ao Beurre Blanc, com pupunha cozida no tucupi e grelhada, alho poró confitado com creme de ouriço e cebola assada com óleo de carvão.

O júri responsável pela escolha foi composto por Ana Luiza Trajano, Felipe Bronze, Oscar Bosh, Thierry Buffeteau, Gabriel Matteuzzi, Emmanuel Bassoleil, Rodrigo Martins, José Barratino, Dayse Paparoto e Bruno Rappel.

O evento também contou com a participação do chef francês Daniel Boulud, presidente de honra do júri, que veio ao Brasil com o objetivo de disseminar a ambição entre os jovens chefs brasileiros.

Agora, Luiz Filipe e todo comitê d’Or Brasil partiram rumo ao México onde, em breve,  disputarão a próxima etapa da competição, no dia 13 de abril. Os vencedores da fase mexicana garantem vaga na grande final da competição, que acontece em janeiro de 2019, em Lyon,  na França.

Ex-alunos embarcando para o México

“Ficamos muito felizes com os resultados de nossos ex-alunos, pois atestam a qualidade acadêmica do curso de Gastronomia da Anhembi Morumbi. Os alunos mostraram seu talento e temos certeza que eles ainda brilharão em outros concursos e em cozinhas profissionais mundo afora”, comemora Marina Tonete, coordenadora do Centro de Gastronomia.

O Bocuse d’Or

Reconhecido como um verdadeiro show de talentos, o Bocuse d’Or, criado em 1987 por Paul Bocuse, a cada dois anos, o Bocuse d’Or reúne, em Lyon, 24 promissores jovens chefs vindo dos cinco continentes. Os finalistas são determinados após dezoito meses de etapas seletivas, em 63 países.

Considerado inovador desde sua criação, foi o primeiro concurso em que os candidatos preparavam o prato ao vivo, em frente à plateia e aos jurados.

Fonte.: Bocuse d’Or

Parabéns ao nosso ex-aluno e boa sorte nesta nova jornada!

 

Outras importantes conquistas de nosso ex-alunos

A Universidade Anhembi Morumbi também foi destaque no concurso Talentos do Gelato, no qual a dupla formada pelos ex-alunos Márcia Garvin e Augusto Melo, foi a  grande vencedora. Já a ex-aluna Letícia Cruz ganhou o troféu na categoria Chocolate da Coupe du Monde de La Pâtisserie.

Os ex-alunos Márcia Garvin e Augusto Melo

 

 

Créditos imagens: divulgação Bocuse d’Or