Ex-alunos de Enfermagem publicam Trabalho de Conclusão de Curso na revista Nursing

0h00

Os ex-alunos do curso de Enfermagem da Universidade Anhembi Morumbi, Antenor Bispo dos Santos e Mariana Alves Bandeira, tiveram seu Trabalho de Conclusão de Curso publicado na edição brasileira da conceituada revista Nursing.

Sob a orientação da profa. Cristina Rodrigues Padula Coiado, o trabalho com o tema “Avaliação do Grau de Depressão em Pacientes com Insuficiência Renal Crônica Submetidos à Hemodiálise” tem como objetivo quantificar o grau de depressão para que o paciente seja melhor abordado, possibilitando ao enfermeiro invistir em programas que diminuam o impacto provocado pelo tratamento.

A pesquisa foi aplicada em uma clínica pública de atendimento a pacientes em tratamento dialítico, no período de julho a agosto de 2006, em 30 pacientes, sendo 15 homens e 15 mulheres com idade entre 18 e 85 anos. O resultado obtido demonstrou que doze (40%) pacientes manifestavam algum tipo de depressão e dois (7%) pacientes apresentavam quadro de depressão do tipo grave.

Baseados nesses índices, os alunos concluíram que o trabalho do enfermeiro é indispensável para o diagnóstico precoce, auxiliando assim na orientação e educação para um tratamento mais efetivo da depressão por meio de programas de apoio para melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Para a realização da pesquisa, os alunos aplicaram o questionário de Beck, instrumento utilizado para medir a intensidade de sintomas depressivos.

A publicação de oito páginas na Revista mensal é motivo de satisfação e orgulho para os alunos e o corpo docente da Universidade, que mais uma vez se destaca pela qualidade dos trabalhos dos alunos e sua respectiva representatividade, tanto no meio acadêmico quanto profissional.