Ex-alunos da Anhembi Morumbi vencem concurso de monografia do Ministério da Defesa

14h31

No dia 10 de dezembro, o Ministério da Defesa realizou a solenidade de premiação do I Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional, em Brasília. O trabalho vencedor, sobre a importância da Amazônia Azul, surgiu dentro da Universidade Anhembi Morumbi, em 2012, no curso de Relações Internacionais. Além de receberem um prêmio no valor de R$ 8 mil, os responsáveis pela monografia, Jorge Fakhouri Filho, Meiriane Pereira Lima, Thadeu Alves Tremura e Vitor Porto Ferreira de Barros e Almeida foram homenageados por Celso Amorim, Ministro da Defesa.

O trabalho de conclusão de curso (TCC) “A importância da Amazônia Azul com base nos conceitos das guerras por recursos e os desdobramentos da Política Externa Brasileira” buscou apresentar de que maneira o Brasil vem tentando garantir o controle de plataforma continental, por meio de estudos marítimos, pleitos enviados às Nações Unidas e pela atuação de sua política externa. A monografia do grupo contou com a orientação de Claudia Marconi, professora do curso de Relações Internacionais da Anhembi Morumbi.

Sobre a conquista do prêmio, o ex- aluno Vitor Porto Ferreira de Barros declara: “É difícil descrever, mas é uma sensação de dever cumprido e bem feito. É sempre muito bom ser reconhecido por um trabalho desenvolvido com dedicação e empenho, principalmente quando se trata de um projeto longo como esse”. Sobre a origem do tema, Vitor esclarece que todos os integrantes do grupo nutrem bastante interesse por assuntos como segurança internacional e política externa brasileira e que, para o TCC, buscavam uma perspectiva diferenciada, quando a Amazônia Azul foi sugerida e eleita como mote. Vitor revela ainda a colaboração da Anhembi Morumbi nesta empreitada vencedora: “Além de toda a base teórica fornecida ao longo do curso de Relações Internacionais, sem dúvida a orientação da professora Cláudia Marconi foi fundamental para o sucesso do trabalho”.

Ex-alunos de Relações Internacionais da Anhembi Morumbi na capital federal, em cerimônia que contou a com presença do ministro Celso Amorim

O Concurso de Monografias sobre Defesa Nacional foi instituído em 2012 como atividade bianual do Ministério da Defesa. Entre os objetivos, pretende despertar, nos alunos de graduação, o interesse por temas relacionados com a Defesa Nacional, além de ampliar a produção científica sobre temas relacionados à área.

Parabéns aos nossos ex-alunos!