Ex-aluno do Mestrado em Comunicação lança obra que resgata a história dos filmes musicais

0h00

No último dia 15 de março, o ex-aluno do Mestrado em Comunicação da Anhembi Morumbi, Prof. Paulo Roberto Ferreira da Cunha, lançou o livro O Cinema Musical Norte-Americano: gênero, história e estratégias da indústria do entretenimento, publicado pela Annablume Editora.

Em 150 páginas, a obra investiga e faz um resgate da história dos filmes musicais por meio de seus ciclos temáticos, sua importância para a indústria de entretenimento e o indiscutível papel da música ao longo dos tempos.

O livro foi concebido a partir do resultado do processo de mestrado do Prof. Paulo, de 2007 a 2009, com orientação do Prof. Dr. Rogério Ferraraz. “Pelo foco do tema que escolhi para minha pesquisa, tive que buscar muitas referências em livros estrangeiros. E esta publicação torna possível expor estas fontes para novos pesquisadores”, afirma.

Este é o primeiro livro solo do Prof. Paulo Cunha, mas o docente já participou da elaboração de outras duas obras: como co-autor do capítulo escrito em parceria com o Prof. Dr. Rogério Ferraraz,  “Os Saltimbancos Trapalhões – um high concept brazuca”, no livro “O consumo midiático e culturas da convergências” (ROCHA, Rose de Melo e CARRACOZA, João Anzanello – orgs. Miró Editorial, 2011); e  como autor do capítulo “Planejamento estratégico de comunicação com stakeholders”, no livro “Gestão dos Stakeholders” (ROCHA, Thelma & GOLDSCHMIDT, Andrea – orgs. Editora Saraiva, 2010).

Para o Prof. Paulo Cunha, ter optado por cursar o Mestrado em Comunicação foi fundamental em sua vida, pois permitiu um encontro mais profundo com sua intelectualidade, um pouco embrutecida pelas demandas pragmáticas da vida cotidiana. “Tive excelentes professores na Anhembi Morumbi, que, sem nenhuma restrição, abriram suas referências e experiências para meu desenvolvimento educacional. Recebi tanto estímulo que ficaria tranquilamente mais dois anos no mestrado”, conta o ex-aluno, que complementa: “Muitos mestrados são ótimos, mas há uma diferença no Mestrado em Comunicação da Anhembi Morumbi: o corpo docente e a forma de relacionamento que ele estabelece com os alunos. Fiz muitos amigos e agora espero que o doutorado venha logo!”.