Ex-aluno de Publicidade e Propaganda é contratado pela Discovery México

17h55

Ele se formou em Publicidade e Propaganda em 1999, pela Anhembi Morumbi e lembra com saudosismo de seus primeiros passos na carreira, ainda no banco da Universidade, quando assistia às aulas de pesquisa, segundo ele, sua grande inspiração para atuação na área de programação.

Fernando relembra que na época em que cursava Publicidade e Propaganda na Universidade, o curso foi iniciado com uma grande missão para os alunos: produzirem uma peça teatral, o que, segundo ele, foi bastante marcante e produtivo em seus primeiros dias de vivência universitária.

“Com certeza, foi a melhor forma de iniciar meu curso e posso afirmar que essa dinâmica me proporcionou conhecimentos essenciais para minha carreira, ensinamentos que aplico até hoje em meu dia a dia profissional”, destaca o ex-aluno.

O atual diretor de programação da Discovery México, se lançou na TV atuando na área de pesquisa junto ao departamento comercial da Rede Bandeirantes de São Paulo. Este foi um impulso necessário para começar a estudar a programação da emissora por conta própria e se sentir preparado para enviar sugestões ao departamento artístico. Mostrando-se cada vez mais envolvido com o assunto, um dia foi chamado pelo diretor de programação para desenvolverem juntos uma pesquisa para programação da emissora.

Fernando Sugueno (à dir), à época em que era diretor de programação da Band, ao lado de Jacquin e Max Solla

A partir deste trabalho conjunto, Fernando foi a Portugal estudar um novo sistema de dados e análises de programação e, desde então, passou de estagiário à analista, até chegar à direção de programação da TV Bandeirantes, cargo que lhe rendeu reconhecimento internacional e o posterior convite do grupo Discovery para atuar no México.

“O principal ponto de minha contratação foi a experiência e meus sólidos conhecimentos em pesquisa de audiência. O cargo na Discovery México estava aberto há um ano e não encontravam profissionais com perfil estatístico para ocupar tal função”, afirma Fernando.

Hoje, Fernando é diretor geral de conteúdo e responsável pelas áreas de programação, produção, marketing, digital e operações. Além disso, comanda 8 canais do grupo Discovery no território mexicano – canais com perfis de audiência bem distintos, que, segundo ele, vão do público infantil com Discovery Kids aos canais adultos, como Discovery Channel e Home&Health.

Fernando Sugueno: diretor de programação da Discovery México

“A estrutura de um grupo multinacional é bem diferente do meu dia a dia quando atuava no Brasil. Respondo diretamente à matriz nos EUA, onde há uma estrutura de apoio muito complexa, com métricas e KPI´s bastante específicos”, comenta Fernando.

Sobre a carreira neste segmento, Fernando diz ter realizado um sonho de infância, época em que já era apaixonado pela TV e por seus bastidores. Mas o jovem destaca que para chegar até aqui, houve, além de muita dedicação, muito estudo e comprometimento. E como experiente profissional deste mercado, deixa um recado àqueles que pretendem ingressar neste segmento.

“Hoje em dia, uma grande dificuldade que sinto ao buscar profissionais na área de comunicação é a falta de conhecimento de pesquisa e database. Há muitas iniciativas, porém, com pouca base investigativa. Os futuros estudantes têm de ter mente que informação e análise é tudo hoje. Conhecer bem o seu mercado e sua concorrência são pré requisitos fundamentais para contratação”, conclui Fernando.

Parabéns ao nosso sempre aluno, Fernando Sugueno. Desejamos que muitas outras conquistas surjam em sua brilhante carreira.