Estudantes participam do Enade no próximo domingo

0h00

Será realizado no próximo domingo o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade ), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e tem como objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências. A prova terá início às 13 horas, horário de Brasília.

Serão avaliados pelo Enade 2010 os cursos que conferem diploma de bacharel das áreas de Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional e Zootecnia, além dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em Agroindústria, Agronegócios, Gestão Hospitalar, Gestão Ambiental e Radiologia.

Estão habilitados a participar do Enade todos os estudantes em final de primeiro ano (ingressantes, ou seja, aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído entre 7% e 22% da carga horária mínima do curso) e de último ano (concluintes, ou seja, aqueles que, até o dia 2 de agosto de 2010, tiverem concluído pelo menos 75% da carga horária mínima do curso ou aqueles estudantes que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso no ano letivo de 2010). Todos os estudantes habilitados ao Enade são obrigados a participar do Exame. A participação é condição indispensável para a emissão do histórico escolar, que terá como registro a data em que o aluno realizou o Exame, assim como para a expedição do diploma pela Instituição de Ensino Superior.

Além disso, é importante neste ano não haverá processo de amostragem, portanto, todos os estudantes habilitados ao Enade 2010 e inscritos pela respectiva Instituição de Educação Superior deverão fazer a prova. Ficam dispensados do Enade 2010 apenas os estudantes que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2010 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Exame, em instituição conveniada com a Instituição de Ensino Superior de origem do estudante.