Estudante da Anhembi Morumbi, selecionado no programa de bolsas Santander Universidades, faz intercâmbio na China

15h49

Ter como destino a China e, ainda por cima, ser a primeira viagem para o exterior foi uma experiência enriquecedora para o estudante de Relações Internacionais da Anhembi Morumbi, Nicholas Barbosa Wuo. Devido a seu desempenho acadêmico e envolvimento em atividades extracurriculares, o jovem foi selecionado pelo programa de bolsas “Top China”, do Santander Universidades, para participar de um intercâmbio, em julho de 2013, na Shanghai Jiao Tong University, integrante da Rede Laureate.

“O reconhecimento de minha capacidade e esforço acadêmicos foi extremamente recompensador. O fato de ter sido contemplado com esse programa com certeza marcou minha vida, além de demonstrar que fiz as escolhas certas. Sempre me lembrarei dessa experiência como uma forma de inspiração para seguir minha vida acadêmica e profissional da melhor forma”, afirma o estudante.

Grupo de estudantes e docentes selecionados para o Top China em cerimônia de encerramento do programa

As aulas ministradas no programa tiveram como foco a língua e a cultura chinesa, além de estudos sobre Processo e Gestão para a Sustentabilidade, sempre com a intenção de estimular o debate de temas de interesse global. Segundo Nicholas, essa vivência internacional possibilitou a quebra de uma série de paradigmas com relação ao povo chinês e à China. “Uma coisa são os comentários das pessoas a respeito dos chineses, outra coisa é estar lá e ver tudo com os próprios olhos”, destaca.

Entre as atividades culturais, o estudante pode visitar diversos pontos turísticos, como templos budistas, cidades antigas, o Museu de Xangai, a Muralha da China, o Shanghai World Financial Center, a Praça da Paz Celestial, a Cidade Proibida, o Estádio Nacional de Pequim (Ninho de Pássaro) e o Centro Aquático Nacional de Pequim (Cubo d’Água). Ele também conheceu algumas regiões de comércio, restaurantes e comidas típicas da região.

Grupo de estudantes e docentes selecionados para o Top China em cerimônia de encerramento do programa

Para o estudante de Relações Internacionais, o networking e a troca de experiências e conhecimentos foram incríveis, tanto entre os brasileiros presentes – advindos de diversas regiões – como entre os chineses. “Nunca me esquecerei dessa experiência. Voltei do intercâmbio com novas ideias, conhecimentos, o inglês aperfeiçoado e um novo olhar sobre a China. Posso afirmar, com absoluta certeza, que essa viagem marcou minha vida”, confessa Nicholas Wuo.