Escola de Medicina promove edição do projeto Viva Coração em Salvador

0h00

De 21 a 25 de janeiro, a Escola de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, em parceria com a Prefeitura de Salvador, com o Hospital Agamenon Magalhães de Pernambuco e com o SAMU-192, promoveu a segunda edição do projeto Viva Coração, em Salvador.

Com o objetivo de capacitar os moradores da capital baiana a realizar manobras básicas de primeiros socorros durante o período do carnaval, a ação teve inicio no arquipélago de Fernando de Noronha, onde 900 pessoas participaram dos treinamentos. Nessa segunda edição do projeto, 960 profissionais foram capacitados e/ou atualizados para que saibam agir adequadamente no caso do atendimento às vítimas com emergências cardíacas.

A coordenadora da Vivência Universitária do campus Centro, Bianca Socci, que participou das duas edições do Viva Coração, acredita que o resultado obtido só foi possível graças à quantidade de pessoas interessadas em salvar vidas. “Participar do Viva Coração foi uma experiência incrível, pois estávamos ensinando pessoas leigas, incluindo terceira idade e crianças, como atender uma parada cardíaca até a chegada do socorro médico de emergência”, afirmou Bianca.

Com a adaptação do projeto para a capital de Salvador, bombeiros, salva-vidas, guardas de trânsito e policiais foram divididos em 10 turmas e a grande surpresa da edição foi o local onde aconteceram os treinamentos. Durante os cinco dias, o vão embaixo da prefeitura, de frente para o Elevador Lacerda foi tomado por participantes do Viva Coração e curiosos. “Foi interessante, pois os turistas e os passantes paravam para acompanhar nosso trabalho e acompanhavam um pouquinho do treinamento”, explicou Bianca.

Além de coordenar o treinamento, a instituição ofereceu o material didático, que é composto pelo livro Ressuscitação Básica (a primeira publicação do Curso de Medicina da Universidade) de suporte básico de vida para que saibam agir adequadamente no caso do atendimento às vítimas com emergências.

Clique aqui e confira as fotos