Escola de educação promove exposições “Diversidade Cultural no Brasil” e “Cartas para Você”

15h25

Até o final de junho, é possível visitar as exposições “Diversidade Cultural no Brasil” e “Cartas para Você”, no espaço central das Bibliotecas dos câmpus Centro e Vila Olímpia. As mostras apresentam um conjunto de trabalhos produzidos pelos estudantes do 2º e 3º semestre do curso de Pedagogia da Anhembi Morumbi.

Na primeira mostra, “Diversidade Cultural no Brasil”, os trabalhos derivam de pesquisas realizadas na disciplina “Práticas Sociais e Diversidade Cultural” sobre culturas estrangeiras com reflexo na cultura brasileira. O tema abre espaço à reflexão das práticas sociais e culturais contemporâneas na cultura egípcia, alemã, japonesa e africana.

Segundo Telma Peralta, a curadora e docente do curso de Pedagogia da Anhembi Morumbi, os estudos e pesquisas realizadas na disciplina “Práticas Sociais e Diversidade Cultural” possibilitam aos estudantes conhecerem a diversidade de culturas que constituem a nossa cultura como a africana, a europeia, entre outras. “A demografia do Brasil reflete a miscigenação de diversos povos, não podemos negligenciar que desta convivência surgiu uma realidade cultural brasileira, que inclui aspectos de diversas culturas”, destaca.

Para as estudantes do curso de Pedagogia da Anhembi Morumbi e autoras do projeto “Egipciando no Brasil”, Bruna Knabe, Cristiane Leitão e Thaís Trevizan, cada informação apurada apontou o quanto a cultura egípcia está presente no cotidiano dos brasileiros. “A pesquisa fez com que refletíssemos sobre a cultura egípcia e a cultura brasileira, sendo difícil a escolha dos tópicos para mostrar tamanha sua semelhança”, afirmam.

A segunda mostra, “Cartas para Você”, é motivada pela leitura da obra latino-americana “A contadora de filmes”, de Hernán Rivera Letelier. A exposição propõe materializar, por meio de cartas, os sentimentos do leitor em relação às experiências vividas pelas personagens do livro.

“Vivemos um momento em que as cartas não são tão utilizadas quanto eram em épocas passadas. Lamentavelmente, estamos perdendo esta fluidez em função de outros tipos de comunicação, que imperam no mundo atual. Daí a decisão de expormos nosso trabalho em cartas”, relata Juliana de Oliveira Silva, estudante do curso de Pedagogia.

Já para Nathalia Gomes Carielo, estudante do curso de Pedagogia, escrever cartas dá vazão a muitos sentimentos interiorizados. “As cartas são escritas para desabafar, conversar e, muitas vezes, escrevemos cartas para não serem entregues. Enfim, o ato de escrever cartas jamais morrerá”.

 

Exposição “Diversidade Cultural no Brasil”

Data: Maio e Junho de 2015
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, e aos sábados, das 8h às 16h.
Local: Biblioteca Câmpus Vila Olímpia
Endereço: Rua Casa do Ator, 294 – Vila Olímpia / 5º Andar

 

Exposição “Cartas para você”

Data: Maio e Junho de 2015
Horário: Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 23h, e aos sábados, das 8h às 16h.
Local: Biblioteca Câmpus Centro
Endereço: Rua Dr. Almeida Lima, 1.134 – Mooca / 6º Andar