Engenharia de Produção ganha destaque em simpósios do setor

12h19

Os alunos do curso de Engenharia de Produção da Anhembi Morumbi apresentaram trabalhos desenvolvidos em 2018 e 2019 em dois eventos brasileiros importantes do setor: o II Simpósio de Engenharia, Gestão & Inovação (SENGI 2019), em Águas de Lindóia, interior de São Paulo; e VII Simpósio de Engenharia de Produção (SIMEP), em Montes Claros, interior de Minas Gerais. A participação em Simpósios de Engenharia contribui como network e garante visibilidade às pesquisas acadêmicas desenvolvidas na Universidade para comunidades de Engenharia de Produção do país.

No SENGI 2019, realizado em 2 de maio no Hotel Majestic, em Águas de Lindóia, os alunos, acompanhados pelo Professor Luís Alberto Figueiredo de Sousa, mostraram trabalhos nas disciplinas Sistemas de Informação e Gestão da Qualidade, desenvolvidos sob a orientação do Professor Carlos Franzini.

Com foco em Inovação e Sustentabilidade, Sistemas de Informação, Gestão de Pessoas e Indústria 4.0, os trabalhos “Qualidade dos serviços de mobilidade urbana sustentável praticada por startups com modelo econômico colaborativo” e “Igualdade de gênero no ensino em Engenharia” possuem grande relevância pela aderência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável previstos na Agenda 2030 da ONU.

No caso do SIMEP, que aconteceu entre 1 e 4 de maio na Faculdade Santo Agostinho, em Montes Claros, estiveram presentes os alunos Ailson Santos Ribeiro, Amanda Araujo Gonçalves, Ariel Regina de Camargo e Bianca Marassato Gayubas para a apresentação de trabalhos desenvolvidos no segundo semestre de 2018, também para a disciplina Gestão da Qualidade, sob orientação do Professor Carlos Franzini.

Os trabalhos “Análise dos aspectos relacionados a fidelização dos clientes de empresa com modelo econômico colaborativo no segmento de acomodação” e “Análise do processo de inovação no serviço de delivery online de comida como fator de fidelização dos clientes” contemplam as áreas de Tempos e Métodos e Economia Colaborativa. A economia colaborativa ou em rede, é a tendência na forma de fazer negócios e ganha mais força no cenário econômico mundial. Um ponto relevante e pouco explorado dentro da economia colaborativa é a fidelização de seus clientes.

A participação dos alunos recebeu muitos elogios nos dois simpósios e chamou a atenção dos organizadores e participantes. Espera que o sucesso na participação do SENGI e no SIMEP possa fomentar a realização de futuras pesquisas em outras disciplinas para novas apresentações em eventos do setor.