Enfrente os principais desafios do mercado de trabalho

15h32

O curso de Psicologia, em parceria com o Anhembi Carreiras, promove workshops que vão ajudar alunos e ex-alunos a enfrentarem os principais desafios do mercado de trabalho, ajudando-os no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o sucesso profissional.

Estão previstos 5 encontros, de 28/10 a 25/11/2019, com duração de 1 hora e 30 minutos. Confira as opções de datas, horário e câmpus do curso e inscreva-se.

A Arte de se Relacionar no Trabalho

A arte de se relacionar no trabalho é complexa, visto que em um mesmo campo se correlaciona o autoconhecimento, empatia, autoestima, cordialidade, ética e comunicação. Além das variáveis acima, existem os fatores da sociabilização. Deve-se considerar as questões emocionais do sujeito que podem interferir no ambiente corporativo. As relações interpessoais baseiam-se em interações de sentimentos entre duas ou mais pessoas, nas quais devem haver empenho de todas as partes para que possa, assim, atingir um convívio harmonioso.

O trabalho também é um espaço propício para a formação da identidade e de autoconceitos, que influenciam diretamente no que somos e nas nossas ações. Neste sentido a oficina se propõe:

● desenvolver de estratégias de comunicação eficazes no trabalho;
● compreender a importância do respeito às diferenças no ambiente organizacional;
● favorecer o equilíbrio entre razão e emoção nos relacionamentos interpessoais no trabalho.

O Poder do Trabalho em Equipe

O trabalho em equipe é um dos grandes desafios do mundo corporativo. Trabalhar em uma organização implica em conviver com pessoas de opiniões diferentes, objetivos distintos e com outras maneiras de enxergar o mundo.

Construir o “Trabalho em Equipe” é a possibilidade de reunir cooperação e produtividade.

Podemos dizer que o trabalho em equipe é como uma reação em cadeia: nossos esforços repercutem em cada fase do projeto até chegarmos ao resultado final.

Para que possamos desenvolver o trabalho em equipe se faz necessário:

● desenvolver um bom sistema de comunicação;
● entender a importância do outro em nosso próprio desenvolvimento profissional e humano;
● refletir sobre aspectos motivacionais e dinamismo no trabalho;
● aperfeiçoar estratégias de organização do trabalho;
● desenvolver comportamento de liderança.

Estresse Laboral e como lidar com seus efeitos

Estudar e trabalhar, quando combinados, podem gerar alta carga de estresse. De acordo com o ISMA (International Stress Management Association), o Brasil ocupa o segundo lugar do ranking de esgotamento profissional. O estresse pode interferir direta e indiretamente no trabalho, prejudicando relações profissionais e pessoais, o que pode fazer com que o trabalho fique mais difícil e levar a um desempenho inferior às capacidades do indivíduo. Pensando nisso, nós, alunas do curso de Psicologia estamos oferecendo uma oficina que englobará, em sete encontros, questões relevantes para discutir o tema, sendo eles:

● O que é estresse e quais são suas consequências;
● Os efeitos do estresse no processo seletivo e no trabalho em equipe;
● Como lidar com o estresse: estratégias e estilos de coping e técnicas de relaxamento.

Comunicação Corporativa: Efetividade e Coesão

O advento dos aplicativos de comunicação trouxe grandes avanços para a humanidade, em especial o meio corporativo conseguiu assimilar essa valiosa ferramenta e otimizar seus lucros, no entanto, com o avanço da comunicação eletrônica também ampliaram-se as falhas na comunicação. Há diferentes formas de se passar uma mensagem, cada uma com potencialidade e limites, saber como e quando utilizá-las é muito importante. O aprimoramento da habilidade de comunicação pode ser essencial para a vida profissional.

Buscando desenvolver tais condições o objetivo desta oficina é:

● Descrever o processo de comunicação;
● Compreender a importância da comunicação na vida profissional e para fortalecimentos de vínculos;
● Identificar os elementos que norteiam a comunicação efetiva;
● Refletir sobre as diferentes formas de comunicação;
● Exercitar a comunicação em público.

Comunicação no Trabalho: Falar em Público

Desenvolver competências e habilidades pelo autoconhecimento e assim apresentar uma comunicação eficaz para falar e se portar em público.

Fortalecer reações dominantes, em decorrência da presença de outros, buscando atender nossas necessidades humanas de convívio social.

A comunicação é uma fonte poderosa de informação que nos ajuda a tomar posição no mundo, além disso, ajuda-nos a saber quem somos e definir nossa própria identidade.

Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

Observar a dinâmica grupal e as interrelações dos trabalhadores, e como isso afeta o trabalho e a saúde do colaborador.

Prevenção e promoção da saúde em ambiente de trabalho, atuando nas demandas observadas nos encontros semanais por meio das relações do grupo.

Promover a união e cooperação grupal no ambiente de trabalho, de modo a atuar como rede de suporte e promoção de saúde.

Atuar no autoconhecimento e fortalecimento individual, das forças e fraquezas, promovendo qualidade de vida e maior qualidade de saúde no trabalho.

Contribuir para a melhora no funcionamento do grupo por meio de sentimento de pertencer, sentimento de cooperação, melhor comunicação e aprendizagem.