Embaixador da União Europeia ministra palestra na Semana de Relações Internacionais e Comércio Internacional

0h00

A Semana de Relações Internacionais e Comércio Internacional da Universidade Anhembi Morumbi recebeu, no dia 14 de outubro, o embaixador da União Europeia (UE), João José Soares Pacheco.

O embaixador ministrou aos alunos uma palestra sobre a agenda política e econômica referente à União Europeia e o Brasil, abordando temas como a parceria estratégica estabelecida na Cúpula UE-Brasil, que prevê empenho conjunto para o desenvolvimento de políticas globais, regionais, econômicas e sociais.

Segundo João Pacheco, a União Europeia possui parcerias estratégicas com poucos países no mundo. “Isso representa o nosso interesse em manter uma relação mais ampla com o país que vemos como o mais importante da América Latina. Para a UE, o Brasil é mais que um mercado, mas um importante parceiro para a visão estratégica”, ressaltou.

Para ele, o Brasil possui um peso no cenário internacional muito maior que há 10 anos, mas lembrou que este novo posicionamento traz para o País mais responsabilidades. “Entendemos que essa relação é de futuro, pois o Brasil tem experiência de crescimento e nós a experiência de ratificação política e maior projeção política na União Europeia”.

 Da esq. para a dir.: Karl Albert, responsável por Relações Governamentais da Anhembi Morumbi; o Embaixador João Pacheco e o Ministro Paulo Bozzi
Da esq. para a dir.: Karl Albert, responsável por Relações Governamentais da Anhembi Morumbi; o Embaixador João Pacheco e o Ministro Paulo Bozzi

 

Os alunos viram na visita do embaixador a oportunidade de conhecer melhor os assuntos referentes às Relações Internacionais em seus mais variados aspectos. “Esta semana foi muito importante para nós, porque pudemos ver com mais abrangência questões como a agenda política, adquirir conhecimentos culturais brasileiros e saber de perto tudo aquilo que só temos acesso por meio da mídia”, contou Danusa Benfica, do 2º semestre de Relações Internacionais.

A mesma opinião tem Vinícius Machado Ribeiro, também do 2º semestre do curso, que percebeu o evento como uma possibilidade de confirmar seu interesse pelas Relações Internacionais. “Palestrantes como o embaixador nos motivam e servem como espelhos para nós. Além disso, essa semana contribuiu para que eu tivesse a certeza de que estou no caminho certo. É exatamente esta a profissão que desejo seguir”.

 Da esq. para a dir.: Prof. Armando Dal Colletto, líder da Escola de Negócios e Direito; Ministro Paulo Bozzi; Embaixador João Pacheco, Karl Albert e prof. José Meireles de Sousa
Da esq. para a dir.: Prof. Armando Dal Colletto, líder da Escola de Negócios e Direito; Ministro Paulo Bozzi; Embaixador João Pacheco, Karl Albert e prof. José Meireles de Sousa

 

O coordenador dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Internacional, prof. José Manuel Meireles de Sousa, conta que a Semana é uma forma de proporcionar aos estudantes uma nova visão do mundo. “Este evento também é uma maneira de mostrar a estes jovens o amplo leque de atuação que terão como profissionais da área”, completou.

A Semana de Relações Internacionais e Comércio Internacional contou, ainda, com a presença do Ministro Paulo Bozzi, do Itamaraty; da Diplomata Tânia Malinski, do Ministério das Relações Exteriores; de Anna Nascimento – UNESCO; entre outras personalidades de destaque.