Docente do Mestrado em Design ganha Prêmio Jabuti

12h12

Ana Mae, docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Design da Anhembi Morumbi, integrante da rede internacional de universidades Laureate, foi contemplada com o Prêmio Jabuti 2016 – a mais tradicional e consagrada premiação do livro do Brasil. Ana ficou em primeiro lugar na categoria Educação e Pedagogia, com o livro ‘Redesenhando o Desenho – Educadores, Política e História’. “É uma grande satisfação receber um prêmio tão importante quanto esse. É o reconhecimento de uma vida de trabalho e dedicação”, afirma Ana.

A obra traz os resultados da pesquisa “A modernização do Ensino da Arte e do Desenho no Brasil”, realizada pela docente no programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Anhembi Morumbi e financiada pelo CNPq (Pesquisadora 1A). O assunto central desse livro é o ensino do Desenho e das Artes Visuais entre 1922 e 1948 estudados, principalmente, através dos artigos e das notícias dos jornais da época. Entretanto, aborda aspectos da Educação em geral, da política e da construção da nossa cultura naquele período.

Além do Prêmio Jabuti, a docente foi uma das escolhidas para receber a ‘Ordem do Mérito Cultural em 2016’, que tem como finalidade premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por suas relevantes contribuições prestadas à Cultura. Ana Mae também foi uma das homenageadas no XII Encontro Científico e de Iniciação Científica da Universidade Anhembi Morumbi, que aconteceu na última semana.

*Ana Mae Barbosa atua nos programas de Mestrado e Doutorado em Design, Arte e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi e é prof. titular aposentada da USP. Foi presidente da International Society of Education through Art e diretora do Museu de Arte Contemporânea da USP. Publicou 22 livros sobre Arte e Educação. Recebeu o Grande Prêmio de Crítica da APCA, o prêmio Edwin Ziegfeld, nos Estados Unidos, o Prêmio Internacional Herbert Read, o Achievment Award, pela liderança em Arte Educação nos Estados Unidos e a Ordem Nacional do Mérito Científico.