Docente do Mestrado em Comunicação promove discussão em Mostra de Cinema Contemporâneo, realizada em Belo Horizonte

15h33

No dia 01 de novembro de 2014, Laura Loguercio Cánepa, docente do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi, proferiu a palestra “Medo de quê? Uma história do horror no cinema brasileiro”, na Mostra Medo e Delírio no Cinema Brasileiro Contemporâneo, com curadoria do jornalista Marcelo Miranda, no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte.

O evento reuniu parte da produção dos últimos 20 anos do cinema brasileiro de filmes de terror.  Vários dos trabalhos incorporam referências de outros gêneros em suas dramaturgias, como drama, comédia, suspense, entre outros.

A pesquisadora abordou o tema de sua tese sobre a história do horror no cinema brasileiro, desde os primeiros filmes com elementos do gênero, passando pela inventividade de José Mojica Marins nos anos 1960, pelo ápice da produção nos anos 1970 até a retomada nos anos 1990 e 2000. Para ela, o horror hoje ocupa espaço no debate mais amplo sobre o cinema nacional, saindo do nicho em que se conservara até então.

Além de reunir diversos filmes, a Mostra teve o objetivo de trazer uma reflexão sobre o cinema de terror como lugar de experimentação, risco e ousadia estética. O catálogo completo está disponível no site  http://www.medoedelirio.com