Docente da Escola de Comunicação publica artigo que discute audiência da TV brasileira

16h14

Recentemente, Daniel Gambaro, docente do curso de Rádio e TV, e Valdecir Becker, ex-professor do curso de Rádio e TV da Anhembi Morumbi, publicaram em parceria com Guido Lemos, professor da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) o artigo “O impacto das mídias digitais na televisão brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento”.

O artigo discute a audiência da TV brasileira entre 2000 e 2013, período em que a audiência média da TV aberta caiu 28%. Por meio da investigação empírica e análise estatística, o objetivo deste projeto é encontrar as causas para essa diminuição e apontar tendências do comportamento da audiência para os próximos anos. Como parte da metodologia, o artigo também apresenta projeções dos índices de audiência para os próximos 14 anos, analisando dois cenários diferentes de comportamento do público e uso das duas principais tecnologias de comunicação no país. Além disso, oferece uma compreensão atualizada sobre os fenômenos de migração de audiência entre diferentes mídias.

Segundo Daniel Gambaro, docente de Rádio e TV, o artigo faz parte de uma pesquisa que está em andamento e cuja primeira etapa é direcionada ao jornalismo na televisão, a qual foi apresentada no Congresso de Comunicação da Universidade de Atenas. “Sem dúvida, a oportunidade de publicar no site da Universidade de La Sabana contribui para que pesquisadores brasileiros e internacionais tenham acesso há uma pesquisa que aponta estatisticamente a mudança na dinâmica da televisão brasileira que acompanha uma tendência internacional de queda de audiência, mas ainda guarda algumas peculiaridades do Brasil”, ressalta.

Confira aqui o artigo “O impacto das mídias digitais na televisão brasileira: queda da audiência e aumento do faturamento”, publicado em junho de 2015.

Parabéns Professor Daniel e parceiros Valdecir Becker e Guido Lemos!