Diretor-geral da Accor Hospitality ministra palestra na Anhembi Morumbi

0h00
A Universidade Anhembi Morumbi realizou, no dia 20 de maio, o terceiro evento do ciclo em comemoração ao Ano da França no Brasil com a palestra de Roland Bonadona, diretor-geral da Accor Hospitality da América Latina, no Auditório Theatro Casa do Ator do campus Vila Olímpia.

O ciclo é uma realização da Escola de Negócios e Direito, em parceria com a Aliança Francesa, que visa promover a discussão sobre “As relações econômicas França-Brasil e os investimentos franceses”. O palestrante, junto a representantes da Aliança Francesa, conheceu as instalações da Universidade e um estudo sobre a origem e potencial de desenvolvimento de alguns pontos turísticos da cidade.

 Membros da diretoria da Aliança Francesa e professores da Universidade apresentaram um estudo sobre pontos turísticos de São Paulo
Membros da diretoria da Aliança Francesa e professores da Universidade apresentaram um estudo sobre pontos turísticos de São Paulo

Para iniciar o evento, a coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Internacional, profa. Thania Soto Lemke ressaltou a importância da parceria com a Aliança Francesa para realizar esse ciclo de palestras que, além de contribuir para a formação acadêmica dos alunos, conta com a presença de profissionais renomados de diversos setores.

A coordenadora de Internacionalização de Hotelaria, profa. Thaís da Silva Funcia, apresentou um breve currículo do palestrante, reforçando a importância da determinação para alcançar sucesso na profissão. “Bonadona está há mais de 30 anos no grupo Accor e começou como estagiário, assim como muitos de vocês são atualmente. Portanto, acreditem no desempenho de um bom trabalho em uma corporação para se destacar e crescer profissionalmente”.

 Roland Bonadona falou sobre as atividades do grupo Accor e a versatilidade para permanecer competitivo no mercado
Roland Bonadona falou sobre as atividades do grupo Accor e a versatilidade para permanecer competitivo no mercado

Após isso, o convidado iniciou sua palestra apresentando um panorama geral da área de Eventos no Brasil, que cresceu muito nas últimas décadas e hoje alcança índices relevantes em relação ao cenário mundial. “Fiquem atentos às oportunidades, pois esse é um setor promissor que continuará se expandindo nos próximos anos”, destacou.

Diretor de um dos principais grupos de hospitalidade do mundo, ele ressaltou que o Brasil é o 4º maior parque hoteleiro da rede e da América Latina. “Temos 177 hotéis na América Latina e a maior concentração desses empreendimentos estão no País. E, para muito em breve, teremos uma nova marca de hotel de luxo instalada no Brasil, a Pullman”.

 Os alunos da Escola de Negócios e Direito lotaram o Auditório Theatro Casa do Ator, no campus Vila Olímpia
Os alunos da Escola de Negócios e Direito lotaram o Auditório Theatro Casa do Ator, no campus Vila Olímpia

Segundo ele, o País tem se destacado consideravelmente em Hospitalidade no decorrer dos anos. “Atuar nesse setor aqui é um desafio constante devido às adversidades encontradas, mas é possível realizar um bom trabalho estando aliado a pessoas competentes e com força de vontade para fazer acontecer”.

 Após sua explanação, Bonadona abriu espaço para as perguntas dos alunos
Após sua explanação, Bonadona abriu espaço para as perguntas dos alunos

Uma das estratégias para lograr sucesso, é dividir os hotéis em categorias bem distintas para atender aos diferenciados públicos. “Nós temos hotéis em cinco categorias, que são: Luxo, Superior, Média, Econômica e Super Econômica. Antes de fazermos um novo empreendimento, estudamos a fundo características como a localização, público-alvo, concorrência etc. Isso nos assegura uma margem de erro menor e essa fórmula tem se demonstrado eficaz”.

 A coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Internacional, profa. Thania Soto Lemke ao lado do diretor-geral da Accor Hospitality da América Latina, Roland Bonadona
A coordenadora dos cursos de Relações Internacionais e Comércio Internacional, profa. Thania Soto Lemke ao lado do diretor-geral da Accor Hospitality da América Latina, Roland Bonadona

Atualmente, a Accor Hospitality é o grupo com maior valor de mercado diante aos demais existentes. Bonadona atribui isso a adaptação da empresa à realidade de mercado e versatilidade para levar adiante as estratégias de expansão. “Nós temos algumas estratégias de expansão para delinear o nosso crescimento no mercado. E também não perdemos de foco ações de sustentabilidade e a constante afirmação dos diferenciais para que o despontamento da empresa continue crescente”.