Curso de Teatro organiza exposição de máscaras

15h33

No dia 13/06, no período da manhã, quem circulava pela área de convivência do câmpus Mooca foi surpreendido por um grande cortejo de alunos mascarados, fantasiados e equipados com instrumentos e acessórios que despertaram a curiosidade e a atenção do público presente na Universidade.

Cortejo das Máscaras com alunos do curso de Teatro

A ação, que contou com a supervisão do professor Dalmir Rogério Pereira, docente da disciplina de figurino e cenografia, na verdade é intitulada cortejo e teve o propósito de enfatizar a relação entre a composição arquitetônica do corpo do ator e o site specific, exemplificado nos materiais produzidos.

Segundo o professor Dalmir, as máscaras elaboradas para a o cortejo foram elaborados, confeccionadas  e organizados para a exposição Dimensões visuais e materiais: possibilidades simbólicas entre o corpo e o espaço, que é um desdobramento das atividades práticas e teóricas desenvolvidas com os alunos do terceiro semestre da disciplina Estética do Espetáculo, no que compreende o projeto de máscara e traje de cena (figurino).

Já os alunos do sexto semestre da disciplina Cenografia e Indumentária I, ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de projetos de maquete.

 

Cortejo de máscaras ao redor da Universidade

A exposição que ficará na biblioteca, até agosto de 2017, estará dividida em dois eixos:

  1. Máscara e traje de cena
    Compreende três estágios de processo organizado em seções expositivas: o projeto (a pesquisa de formas, cores e matérias, o croqui e o registro do processo de confecção da máscara e do traje de cena)
  2. Maquete

Compreende o molde em gesso na forma positiva e negativa (etapa de confecção da máscara) e as peças finalizadas.

Parabéns ao professor e aos alunos pela excelente trabalho realizado.