Curso de Naturologia inicia atividades no Hospital São Luiz

0h00

No mês de setembro, alunos do oitavo semestre do curso de Naturologia iniciaram uma nova área de estágios – a hospitalar – com um trabalho realizado no Hospital São Luiz – Unidade Itaim, por meio da parceria firmada entre a instituição de saúde e a Universidade Anhembi Morumbi.

Equipe da Anhembi Morumbi na apresentação das atividades do curso de Naturologia no Hospital São Luiz
Equipe da Anhembi Morumbi na apresentação das atividades do curso de Naturologia no Hospital São Luiz

O projeto, denominado “Cuidando de quem Cuida”, visa o atendimento aos  colaboradores do Hospital, considerado centro de referência em maternidade no País, especialmente aos profissionais de Enfermagem que atuam nas UTIs de adultos e neonatal. 

Contando com organização da equipe de Educação Continuada, o Centro de Estudos do Hospital São Luiz recebe os alunos em duas salas preparadas para os atendimentos em Naturologia, com capacidade para 28 vagas e 112 atendimentos ao mês, supervisionados pela profa. Marcia Cristina Oliveira Fernandes.

Atendimento à colaboradora do hospital
Atendimento à colaboradora do hospital

Segundo o coordenador do curso, prof. André Luiz Ribeiro, a melhoria da qualidade de vida e o apoio ao estilo de vida mais saudável são objetivos da ação do naturólogo. “Neste programa é importante destacar que os colaboradores vivenciam inúmeras facetas do stress, uma vez que lidam com temáticas difíceis como a morte e a extrema responsabilidade sobre a vida do outro”, explica.

Conhecido como “Burn Out”, o stress do cuidador revela altos índices de baixa produtividade, desanimo perante as tarefas corriqueiras e absenteísmo, quando não, os afastamentos prolongados do profissional de suas atividades profissionais.
 
A inserção da prática em Naturologia iniciou-se com uma palestra de sensibilização realizada pelos alunos Alexandre Portaro Tzermias, Ana Luiza C. Carboni, Jéssica Liz e Silvia Sabbag, seguida de uma visita monitorada. Os atendimentos supervisionados são realizados durante duas manhãs e duas tardes semanais, contribuindo de maneira significativa para o desenvolvimento do papel terapêutico do futuro Naturólogo.