Curso de Arquitetura e Urbanismo promove Jornada do Patrimônio Histórico

14h59

Para inserir cada vez mais os estudantes no contexto profissional e antecipar algumas  realidades de suas futuras ações, a coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo promove, nos dias 19 e 20 de agosto, três importantes atividades práticas:  a Caminhada pelo Patrimônio Industrial da Mooca,  a Visita Guiada ao campus Mooca e a Pedalada Arquitetônica pela História da Paulista.

Supervisionadas pela coordenadora do curso, profa. Rechilene Maia Braga, as atividades visam reforçar o dever e o compromisso da Universidade em formar profissionais que possam atuar na resolução de problemas reais na sociedade, evidenciando grandes e tradicionais edificações nos bairros da Mooca e na região da Avenida Paulista.

Vale destacar que os interessados em participar das atividades devem fazer uma inscrição prévia pelo preserva.lpp@gmail.com.,  pois as vagas são limitadas.

  • Visita Guiada ao Câmpus Mooca

As atividades de descobertas pelo bairro da Mooca têm dia, hora e local para começar, isso mesmo. E o melhor é que o local é nosso próprio câmpus, que tem muita história para contar! A Visita Guiada ao Câmpus Mooca será realizada das 9h às 12h e promete trazer à tona muitas curiosidades de um dos prédios mais conhecidos do bairro.

O Complexo Alpargatas que atualmente é um dos câmpus da Anhembi Morumbi, foi construído em 1907 e representa um dos legados do crescimento industrial da São Paulo.

Câmpus Mooca da Anhembi Morumbi, antigo prédio da Alpargatas

Nos anos de 1990, a propriedade foi vendida para a Universidade Anhembi Morumbi, com projeto de Vicente Giffoni, e as edificações receberam intervenções para acomodar o novo uso institucional.

A visita guiada abordará o resultado da atuação do tempo, com a mudança de função do edifício e os rastros que as intervenções deixam no patrimônio.

  • Caminhada pelo Patrimônio Industrial da MoocaNa sequência é pé na estrada, com a Caminhada pelo Patrimônio Industrial da Mooca. Identificado como um dos principais cenários do boom industrial no século XIX, o bairro da Mooca abriga um amplo patrimônio industrial, rodeado por vilas operárias e uma intensa tradição cultural, com uma enorme riqueza de costumes que criaram a identidade peculiar do bairro, localizado na zona leste de São Paulo.

Com duração prevista de 4h, a Caminhada, que será feita a pé no dia 19 de agosto, às 14h,  possibilitará que os participantes contemplem edifícios industriais nas mais distintas situações, como o edifício da Alpargatas, até construções que estão em estado de abandono, como a  antiga fábrica de tecidos Labor, que empregava imigrantes italianos acostumados a operar  teares na Itália.

Antiga fábrica de tecidos Labor, localizada na rua da Mooca

O objetivo desta atividade é promover uma reflexão sobre as formas de preservação do patrimônio, tendo em vista o processo de valorização imobiliária, a verticalização do bairro e a utilidade social do patrimônio. Os interessados em participar deverão se inscrever pelo e-mail  preserva.lpp@gmail.com  até 18/08/2017.

  • Pedalada Arquitetônica pela História da Paulista

E para finalizar, que tal uma pedalada pra lá de arquitetônica pela história de uma das mais paulistas das avenidas, a Avenida Paulista?

O tour de bike pela Av. Paulista denominado como “Uma Pedalada Arquitetônica pela História da Paulista”, será realizado no dia 20 de agosto, das 11h às 13h e terá aproximadamente 2h horas de percurso, podendo contar com a participação de 25 pessoas em cada horário.

O roteiro contemplará a história de 126 anos da Avenida Paulista, da época dos Barões do Café até o momento atual, sob o olhar de sua arquitetura e o percurso de bicicleta compreenderá 11 edifícios, entre casarões, edifícios comerciais e residenciais, o Parque Trianon, o MASP, entre outros ícones.

O ponto de partida será na Unidade Paulista 1 da Universidade Anhembi Morumbi, localizada na Avenida Paulista 2000, com uma breve explicação e exposição do conteúdo a ser abordado no roteiro.

Inscreva-se até 18/08 pelo e-mail preserva.lpp@gmail.com.e bora lá com a magrela

Confira a programação das atividades:
• Visita Guiada ao Câmpus Mooca
Ponto de Encontro: Câmpus Mooca
Data: 19/08/2017, das 9h às 12
Local: Rua Doutor Almeida Lima, 1134
Inscrição: Por e-mail: preserva.lpp@gmail.com, até  18/08/2017, vagas limitadas a 30 participantes.

  • Caminhada pelo Patrimônio Industrial da Mooca
    Ponto de Saída e Chegada: Rua Doutor Almeida Lima, 1134
    Data: 19/08/2017
    Horário: 14h
    Distância: 2.000m
    Inscrição: Pelo e-mail (preserva.lpp@gmail.com), até 18/08/2017. Vagas limitadas a 30 participantes.
    Necessidades técnicas: Calçado confortável para caminhada, água e protetor solar.
  • Uma Pedalada Arquitetônica pela História da Paulista
    Data: 20/08/2017
    Horário: 11h às 13h
    Ponto de Saída: Avenida Paulista, 2000, câmpus Paulista I
    Ponto de Chegada: Avenida Paulista, 2000,
    Distância: 2.000m
    Inscrição: Por e-mail: preserva.lpp@gmail.com, até  18/08/2017, vagas limitadas a 30 participantes.
    Necessidades técnicas: Bicicleta.