Coordenação de Gastronomia do campus Centro lança o 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita

0h00

No dia 7 de março, a coordenação do curso de Gastronomia do campus Centro lançou oficialmente o 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita, que premiará as melhores receitas baseadas na gastronomia italiana com uma viagem para a Itália. O cenário para as apresentações (uma no período matutino e outra no noturno) foi a Cozinha de Demonstração, que recebeu a presença de vários alunos interessados em saber mais sobre o evento e sanar dúvidas quanto às regras de participação.

No lançamento do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita, alunos puderam esclarecer dúvidas quanto a competição
No lançamento do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita, alunos puderam esclarecer dúvidas quanto a competição

Rafael Barros, coordenador do Centro de Hospitalidade do campus Centro, abordou a importância da participação em premiações universitárias e da experiência que teve quando estudava nos Estados Unidos e venceu um concurso na Flórida. “Tudo partiu de um cartaz na parede da universidade e vocês, que vão se dedicar a este concurso, com certeza estão no caminho certo para serem profissionais diferenciados”, afirmou.

Rafael Barros contou a experiência de vencer um concurso universitário de gastronomia
Rafael Barros contou a experiência de vencer um concurso universitário de gastronomia

Em seguida, o prof. Francesco Tridico, coordenador do projeto, e a profa. Sula Santana, colaboradora, apresentaram o regulamento da competição e destacaram a importância da pesquisa na elaboração do trabalho. “Quando o assunto é culinária italiana, a história nunca se separa. Afinal, são 3 mil anos de civilização. A elaboração desse trabalho fornecerá uma experiência diferente da prática da gastronomia, que é a parte teórica”, lembra o professor.

O aluno Gilson de Almeida, do 4º semestre do curso de Gastronomia, pretende participar do concurso e esta à procura de outro integrante para formar dupla, enquanto isso, já está pesquisando sobre o que produzirá. Quem também esta empolgado para concorrer é o colega Paulo Machado, que planeja inovar em sua criação. “Vou estudar alguma massa para usar como sobremesa. Vamos ver se dará certo”, afirmou.

Prof. Francisco Rebelo (coordenador do curso de Gastronomia, campus Centro), José Luiz Vianna (Colavita), prof. Francesco Tridico e profa. Sula Santana (colaboradores do projeto) e prof. Marcelo Neri (coordenador do curso de Gastronomia, campus Vila Olímpia)
Prof. Francisco Rebelo (coordenador do curso de Gastronomia, campus Centro), José Luiz Vianna (Colavita), prof. Francesco Tridico e profa. Sula Santana (colaboradores do projeto) e prof. Marcelo Neri (coordenador do curso de Gastronomia, campus Vila Olímpia)

Podem participar do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita exclusivamente alunos a partir do segundo semestre dos cursos de Gastronomia e Confeitaria e Panificação e da pós-graduação em Padrões Gastronômicos que deverão, em duplas, elaborar um trabalho teórico com receitas de uma refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa) baseada na culinária italiana, utilizando produtos Colavita.

As criações finalistas serão avaliadas pelos critérios de originalidade/criatividade, organização do trabalho, tempo de preparo, harmonia de sabor e apresentação do prato. “Convidaremos renomados chefs paulistas para serem jurados da última etapa”, declarou Rosa Moraes, diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade.

Acesse www.anhembi.br/colavita para obter mais informações sobre o concurso, regulamento e ficha de inscrição.

Incentivo à pesquisa

Antes de qualquer premiação, o objetivo do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita é despertar no aluno o interesse pela pesquisa. “No momento em que você constrói um prato é preciso entender sua referência. Muitas vezes, a história e a tradição cultural de um povo estão marcadas na presença de um prato”, explicou o prof. Francisco Rebelo, coordenador do curso de Gastronomia do campus Centro.

“Espero que cada aluno não reproduza apenas uma receita, mas que tenha dimensão da origem, das raízes e de como essa receita foi construída, talvez há 700 anos”, acrescentou Tridico. Segundo o professor, a pesquisa proporciona ao aluno um maior repertório para sua formação, de maneira que não saia da graduação apenas como um reprodutor de receitas.

A parceria Anhembi Morumbi e Colavita

Há mais de cinco anos, todo o azeite utilizado no Centro de Gastronomia da Universidade Anhembi Morumbi é fornecido pela Colavita. É uma longa parceria que agora, com a concretização do concurso, cria laços mais fortes.

“O concurso foi idealizado a partir de uma conversa e uma visita que o dono da Colavita, Enrico Colavita, nos fez”, lembra Rosa Moraes. Sobre a premiação, a diretora destacou ser uma experiência única poder viajar para a Itália e conhecer a plantação de trigo, a fábrica do azeite e as oliveiras da empresa.

José Luiz Vianna, profa. Rosa Moraes e prof. Francesco Tridico
José Luiz Vianna, profa. Rosa Moraes e prof. Francesco Tridico

Segundo José Luiz Vianna, responsável pela marca no Brasil, é a primeira vez que a Colavita participa de um projeto universitário, mas não será o único. “Já estamos planejando o 2º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita para o próximo semestre”, afirma.

Para Vianna, patrocinar um evento com a Anhembi Morumbi é muito importante, pois se trata de uma Universidade referência na área de Gastronomia e de onde sairão os futuros grandes chefs de amanhã.