Conheça os vencedores do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita

0h00

Inspirados na culinária da região da Toscana, os alunos de Gastronomia Paulo Coelho Machado Neto e Vera Lúcia de Almeida Silva formaram a dupla vencedora do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita de gastronomia italiana. Como prêmio, ganharam uma viagem para conhecer as instalações da Colavita na Itália ao apresentarem uma combinação harmoniosa e criativa de receitas de entrada, prato principal e sobremesa.

Vera Lúcia e Paulo Machado com a diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade, Rosa Moraes
Vera Lúcia e Paulo Machado com a diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade, Rosa Moraes

A final do evento foi realizada no dia 26 de abril de 2008, na cozinha do Centro de Gastronomia do campus Centro, e as criações produzidas pelas cinco duplas participantes da final foram avaliadas por renomados chefs. Nádia Pizzo, do Restaurante Ráscal; Marcelo Pinheiro, do Intercontinental; Mauro Maia, do Supra; além da diretora da revista Menu, Suzana Barelli, formaram o corpo do júri, presidido pela chef Carla Pernambuco, do restaurante Carlota, que considerou merecida a vitória da dupla. “Eles mantiveram uma linearidade nas três receitas”, afirmou Carla.

O prato de entrada elaborado pela dupla vencedora...
O prato de entrada elaborado pela dupla vencedora…

Como prato de entrada, Paulo explicou que foram utilizados figos e pesto rosso misturado com ricota e azeitona, com um crocante de presunto parma. “Em formato de barquinho, demos o nome da produção de ‘La Nave Vá’, em homenagem ao célebre diretor italiano de cinema Frederico Fellini”. Já como prato principal, a dupla escolheu uma receita com base em lombo de vitelo com osso, “uma adequação à realidade brasileira da tradicional bisteca fiorentina”, lembrou o aluno.

... a receita de prato principal...
… a receita de prato principal…

De sobremesa, uma inovação: a utilização de massa tipo conchiglone, recheada com uma mistura de mascarpone e vinho marsala, coberta com marmelada e caramelo de aceto balsâmico. “Procuramos realizar as receitas com os conceitos da cozinha toscana, que é uma cozinha do campo, saborosa, que prioriza os ingredientes naturais, de matéria-prima organizada e de excelência”, definiu Paulo.

... e a criativa sobremesa
… e a criativa sobremesa

Sobre a disputa, Vera Lúcia afirmou que as cinco duplas que se apresentaram foram maravilhosas. “O mais legal é que estreitamos amizades com colegas que não conhecíamos”, disse a vencedora. A aluna explicou que desde o momento em que a dupla decidiu participar, as pesquisas e os treinamentos foram intensos. “Nossos finais de semana foram totalmente voltados para o Concurso. Esta foi uma ótima oportunidade que a Universidade proporcionou junto com a Colavita”, disse emocionada.

Paulo fez questão de ressaltar o apoio do corpo docente da Universidade. “Usamos muito do conhecimento dos professores da Anhembi Morumbi, que são superqualificados e nos mostraram as fontes de estudo para realizarmos nossas pesquisas”, lembrou.

No segundo semestre, a intenção é o 2º Concurso
A chef Carla Pernambuco ficou orgulhosa por presidir o júri de avaliações e enalteceu a iniciativa da Anhembi Morumbi e da Colavita na realização do Concurso. “Espero que seja o primeiro de muitos, pois isso só traz mais qualidade para a Universidade e para os alunos”, concluiu.

É justamente isso o que também deseja José Luiz Vianna, representante da Colavita no País. O empresário destacou que pretende repetir o Concurso no próximo semestre e gostaria que esta iniciativa se tornasse parte do calendário da Universidade. Para Vianna, o evento superou todas as expectativas da empresa e sentiu-se honrado em poder proporcionar esta experiência aos futuros chefs brasileiros, pois, segundo ele, “participar do início da carreira desses alunos não tem preço”.

Confraternização entre todos os participantes do Concurso (alunos e professores), após o anúncio do resultado final
Confraternização entre todos os participantes do Concurso (alunos e professores), após o anúncio do resultado final

Rosa Moraes, diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi, ficou satisfeita com o resultado final do evento. “Nunca tivemos um dia como esse na história do Centro de Gastronomia, com as famílias e os amigos participando, torcendo, fiquei muito feliz”, disse.

A diretora ainda ressaltou o reconhecimento que a Universidade Anhembi Morumbi obteve ao ter sido escolhida pela Colavita como parceira de Concurso e destacou o espírito de equipe do corpo docente na realização do evento.“Foi muito bonito ver todos os professores envolvidos, se dedicando. Trabalhamos nesse concurso desde dezembro e todo mundo abraçou com uma grande garra. Isso foi uma grande conquista”, finalizou emocionada.

Confira a classificação final do 1º Concurso Anhembi Morumbi & Colavita

1º – Paulo Coelho e Vera Lúcia
2º – Fernando Nogueirol e Gilson Almeida
3º – André Silva e Bianca da Costa
4º – Luís Oshiro e Cassiano Contador
5º – Eleonora Stefani e Remo Girandineto

CONFIRA AQUI A GALERIA DE IMAGENS

Mais informações sobre o concurso no www.anhembi.br/colavita.