Conferência de Produção Mais Limpa premia projetos desenvolvidos por alunos universitários

0h00

Aconteceu, no dia 23 de novembro de 2009, na sede da Fiesp, a Conferência de Produção Mais Limpa que premiou alunos universitários de diversas instituições que desenvolveram projetos com o foco voltado ao “Incentivo às Práticas de Produção Mais Limpa”.

Para o diretor do departamento de Meio Ambiente do Ciesp, Eduardo San Martin, as mudanças estão nos jovens e a inovação atrelada a sustentabilidade deve ser estendida aos pilares da gestão pública.  Seguindo essa vertente, o evento teve como objetivo o estímulo e o reconhecimento das melhores práticas aplicáveis às indústrias ou universidades. Alunos universitários puderam desenvolver projetos visando a melhora de programas de produção mais limpa que concorreram a prêmios, entregues durante a conferência.

Para a premiação dos trabalhos, os requisitos avaliados foram a otimização de recursos naturais e de processos, a geração de efluentes líquidos, gasosos e resíduos sólidos, o uso de tecnologias para prevenção da poluição, a apresentação de resultados e a integração e o relacionamento com a indústria.

 Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Ciesp
Eduardo San Martin, diretor de Meio Ambiente do Ciesp

Segundo San Martin,  é bastante complexo alterar o comportamento cotidiano das pessoas, principalmente quando determinadas posturas são enraizadas.  Por isso, o diretor acredita que apostar no trabalho com as novas gerações é fundamental, aproveitando todo o período escolar, para um mundo com mais respeito ambiental e responsabilidade social.

Representando a Universidade Anhembi Morumbi no evento, César Caio de Lima, do curso de Engenharia de Produção, ganhou o prêmio de melhor trabalho desenvolvido pela Anhembi Morumbi. O aluno, que discutiu o tema “Logística Reversa das embalagens de materiais recicláveis”, recebeu como premiação um notebook.

Com abordagem voltada às formas de coleta, destinação final e reutilização de embalagens, garrafas plásticas e pneumáticos, o aluno conseguiu apontar métodos simples e eficazes de recolhimento de embalagens utilizadas pelo consumidor final.

Os alunos Diego Pace Simões Dias Pereira, do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental, e Vera Lúcia Nilta Guimarães, também da Universidade Anhembi Morumbi, conquistaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.