Concurso Paixão por Criação é encerrado com sucesso

0h00

Alunos de diversos cursos da Universidade Anhembi Morumbi colocaram a criatividade à prova no concurso Paixão por Criação – SPFW 2009, ocorrido entre 29 de abril e 12 de maio. A iniciativa promovida pela Instituição teve o objetivo de inspirar os estudantes a confeccionarem uniformes e desenvolverem um hotsite e convites que serão utilizados para a divulgação do lounge e da exposição da Universidade antes, durante e após o SPFW 2009.

Três alunos conquistaram os primeiros lugares nas categorias hotsite e convites, e uniformes. A dupla Lais Kantor Caserta, aluna do 2° semestre de Design Digital, e Daniel Pedro Jacinto Tosatti, aluno do 3° semestre de Design de Games, ficou na primeira posição na categoria hotsite e convites. Seguindo as palavras-chave dispostas no regulamento, Lais pensou “em algo orgânico, o que remete à sustentabilidade, e também em novas tecnologias”. A partir desse conceito, “surgiu a ideia da onda, que lembra o movimento dos tecidos”.

 Projeto dos alunos Lais Kantor Caserta e Daniel Pedro Jacinto Tosatti, dupla vencedora na categoria hotsite e convites.
Projeto dos alunos Lais Kantor Caserta e Daniel Pedro Jacinto Tosatti, dupla vencedora na categoria hotsite e convites.

Seu colega de trabalho, Daniel, aponta que a dupla primeiro desenvolveu o hotsite e, a partir dele, os convites. “A Lais desenvolveu mais as ideias do site, enquanto eu fiquei com os convites. Baseado no que a Lais pensou para o site, fiz os impressos”, explica. O Paixão por Criação foi o primeiro concurso de Daniel, que vê em iniciativas como essa a oportunidade ideal de montar seu portfólio.

Igor Hosse, professor do curso Design de Games, foi membro do júri que definiu os vencedores na categoria hotsite e convites. Ele aponta que a produção dos alunos teve um empecilho – o tempo escasso –, mas que, mesmo assim, “o que eles apresentaram foi interessante”. O professor ressalta ainda que, além de seguir os critérios especificados no regulamento, os projetos tinham que “ter algo especial, que os distinguisse dos demais”. Segundo ele, a escolha do projeto de Lais e Daniel se deveu à fuga do padrão de navegação, “que não é usual, mas sim algo diferente”.

Além de estimular a criatividade, o prof. Igor aponta a fidelização do estudante e o profissionalismo adquirido como objetivos atingidos pelo concurso. “É legal fazer o aluno participar desse tipo de concurso, primeiro porque ele se sente parceiro da Universidade e isto é importante; segundo porque o que eles criaram é um trabalho valorizado, que pode ser usado como referência, como portfólio. É um projeto que já vem com a proposta de divulgação. Deixa de ser um trabalho de sala de aula e se torna algo mais profissional”, diz.

A profa. Rachel Zuanon, coordenadora de Design Digital, acredita que a vitória de alunos que estão no começo dos cursos se deve à experiência teórico-prática adquirida “por meio dos trabalhos interdisciplinares, desde o primeiro semestre, e da reflexão e prática transdisciplinar na criação e desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso, realizado nos últimos períodos”. O objetivo é o estímulo contínuo na prática, o que “os prepara e os fortalece para a participação em concursos, premiações, congressos e demais eventos da área, nos âmbitos nacional e internacional”.

 Izabela Maria da Silveira Starling de Oliveira fez o melhor uniforme e ficou em primeiro lugar na categoria.
Izabela Maria da Silveira Starling de Oliveira fez o melhor uniforme e ficou em primeiro lugar na categoria.

Izabela Maria da Silveira Starling de Oliveira, aluna do 5° semestre de Design de Moda, ficou em primeiro lugar na categoria uniformes. A coordenadora do curso, profa. Eloize Navalon, observou a qualidade do trabalho de Izabela e dos demais apresentados na categoria. “Todos eles tinham bom nível e entendimento da função de um uniforme para um evento de moda”, afirma. Para ela, o ponto em destaque das peças apresentadas foi a atualização das propostas: “Todas elas tinham fortes componentes de moda, sem esquecer as necessidades específicas de um uniforme”.

Como premiação, cada vencedor receberá um netbook, totalizando três máquinas, além de um par de convites para o SPFW 2009 para cada um, totalizando três pares.