Concurso de bolsas para jornalistas no Washington Post

0h00

Estão abertas até 31 de março de 2008 as inscrições para o concurso de bolsas para estágio de duas semanas no Washington Post, importante jornal da capital dos Estados Unidos. Podem participar jornalistas profissionais do México, Brasil, Colômbia e El Salvador, com propostas de trabalho sobre um tema de importância para seu país e suas relações com os Estados Unidos.

A seleção será feita por uma comissão integrada por representantes das instituições patrocinadoras e por especialistas externos. Os finalistas serão entrevistados em inglês e os ganhadores serão anunciados na primeira semana de maio. A bolsa se extenderá de 15 a 28 de junho de 2008.

Os cinco contemplados trabalharão na redação do Washington Post, onde terão acesso a editores, repórteres e pesquisadores. Os candidatos devem ser jornalistas de meios impressos ou on-line (diários, semanários e revistas). A bolsa cobrirá despesas de viagem, alimentação e hospedagem e incluirá uma pequena verba para despesas com transporte na cidade.

Os interessados devem preencher os seguintes pré-requisitos:

– Bom conhecimento de inglês;
– Experiência mínima de quatro anos na profissão.

Os candidatos devem apresentar:

– Uma proposta de trabalho escrita, em inglês, descrevendo de forma específica e clara o assunto sobre o qual planeja trabalhar durante as duas semanas da bolsa em Washington, D.C.;
– O projeto deve ter potencial de aportar informação novas e originais a um tema de importância nacional ou regional para América Latina ou suas relações com os Estados Unidos;  – Duas cartas de recomendação assinadas, sendo uma delas de um editor do órgão para o qual o candidato trabalha;
– Três exemplos recentes de trabalhos publicados;
– Currículum vitae;
– Nome completo, endereço eletrônico, números de telefone e cargo atual.

Inscrições e procedimento completo do concurso podem ser consultados, em inglês, no site www.wilsoncenter.org/lap. Para mais informações, entre em contato com Dolia Estévez, Coordenadora do Programa de Bolsas para Jornalistas do Woodrow Wilson Center, instituição organizadora do concurso, pelo e-mail doliaestevez@cox.net.