Comitiva do Consulado dos EUA visita Universidade para recepcionar alunos que realizarão intercâmbio na Santa Fe University

0h00

Na última terça-feira, 14 de dezembro, 63 estudantes e seus pais estiveram na Anhembi Morumbi para discutir os últimos detalhes da viagem para os Estados Unidos, onde farão um intercâmbio de quatro meses na Santa Fe University of Art and Design, no Novo México. O encontro reuniu autoridades do consulado norte-americano, representantes do International Office e da Universidade para esclarecer todas as dúvidas sobre o embarque, agendado para o dia 16 de janeiro.

A ação foi realizada pelo International Office, departamento que promove programas internacionais durante todo o ano. Assim como este grupo de jovens, outros 1500 já foram ao exterior por meio dos programas oferecidos pela Universidade. “Hoje a Anhembi Morumbi já é reconhecida como uma instituição genuinamente internacional, isso porque já enviamos mais de 1500 alunos ao exterior e é uma satisfação enorme ver essa demanda crescer a cada semestre”, afirma Liliane Kafler, diretora-adjunta do International Office.

“Uma oportunidade como essas é única, poucas universidades oferecem algo assim”, afirmou Jacqueline Lopes, diretora de Marketing da universidade, durante o discurso que iniciou o encontro. “Vocês poderão ter uma visão global e por em prática o que acreditamos como instituição, o conceito de fronteiras e mentes abertas”, completou.

 O evento contou com a participação de uma equipe do Consulado americano em São Paulo, que tirou dúvidas sobre o visto e a permanência no novo país. A vice-cônsul norte-americana Denyese Kirkpatrick, falou ainda sobre a importância de conhecer outras culturas e como lidar com essa adaptação. “Eu também fiz um intercâmbio quando era estudante e sei que é uma importante etapa para o crescimento pessoal e profissional”, afirmou.

Foco em artes
A Santa Fe University oferece programas de graduação e pós-graduação focados em Artes, Design, Comunicação, Educação, Negócios e Tecnologia. A instituição é uma das duas únicas nos Estados Unidos que conta com estúdios de filmagem e som profissionais dentro de seu câmpus, o Garson Studios e o Visual Arts Center (VAC), que são utilizados por Hollywood para a gravação de seus filmes. Além disso, a universidade oferece uma grade curricular multidisciplinar que combina teoria e prática para incentivar a criatividade em todas as áreas da arte. 

“O mercado de cinema nos Estados Unidos é muito forte, acredito que esses alunos irão trazer muitas novidades e experiências positivas para o mercado brasileiro”, comentou Vinicius Del Fiol, coordenador do curso de Cinema. “Esse programa proporciona aos alunos uma formação global, que irá desenvolver nos jovens competências muito valorizadas pelo mercado de trabalho”, completa Liliane.

“Quero aprender minha profissão na prática”, explica a estudante Marina Bonfim, do curso de Cinema. Já na opinião de Amauri Tadeu Darcadia, aluno de Cinema, o desenvolvimento pessoal também deve ser destacado. “Essa experiência vai me ajudar a crescer como pessoa, a ser mais independente e maduro”, ressalta.

Para os pais é inquestionável a importância desta etapa para o futuro de seus filhos. “Também fiz intercâmbio quando era estudante e hoje, como profissional, vejo que fez diferença”, conta Cristina Amaral, mãe da aluna de Publicidade e Propaganda Lívia Moraes do Amaral. O pai da estudante de Design de Interiores Vallese Dourado, Rogério Dourado, considera a ação da Universidade um diferencial muito importante. “É uma oportunidade que eu não tive”, comenta.