Colégio Guilherme Dumont Villares realiza 1º Drive Thru Profissional

0h00

A fase que compreende a transição entre a conclusão do Ensino Médio e o ingresso em uma universidade é motivo de angústia e muitas dúvidas entre os jovens. Prova disso é que, de acordo com a média nacional, apenas 5% deles estão seguros em relação à opção do curso, contra 94% dos alunos do Colégio Guilherme Dumont Villares, em São Paulo, que se demonstraram certos quanto à escolha profissional. Esse dado levantado por uma pesquisa no Colégio é o resultado do trabalho idealizado pela diretora geral, profa. Eliana Aun, do “Projeto de Vida”, uma ação de esclarecimento quanto às profissões e o mercado de trabalho atual para os alunos da 8ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

O coordenador do projeto e psicólogo, Leonardo Fraiman, é o principal entusiasta com os resultados obtidos ao longo dos últimos oito anos, quando a ação teve início. Preocupado em despertar as vocações profissionais dos alunos, ele solicitou junto a Universidade Anhembi Morumbi um evento para apresentar alguns dos cursos que a instituição oferece hoje.

 O professor Tiago Tamborini e o coordenador Leonardo Fraiman com alguns alunos que participaram do evento
O professor Tiago Tamborini e o coordenador Leonardo Fraiman com alguns alunos que participaram do evento

“O Colégio oferece intervenções sistemáticas na grade horária voltadas para a construção do ‘Projeto de Vida’. Estabelecemos parcerias com empresas e instituições de ensino em que levamos os alunos ou trazemos até aqui situações que simulem as práticas profissionais de forma a complementar as atividades didáticas”, explica Fraiman.

Assim, no dia 23 de setembro, aconteceu o 1º Drive Thru Profissional promovido pela Universidade Anhembi Morumbi no Colégio Guilherme Dumont Villares, em que foram realizadas oficinas sobre os cursos de Aviação Civil, Cinema, Dança, Design de Games, Direito, Farmácia, Fotografia, Marketing, Rádio e TV, Relações Internacionais, Medicina Veterinária, Hotelaria, Publicidade e Propaganda e Gastronomia.

 A oficina de Hotelaria mostrou o cotidiano do atendimento de um hotel
A oficina de Hotelaria mostrou o cotidiano do atendimento de um hotel

Por meio de oficinas interativas, os alunos dos respectivos cursos e docentes da Anhembi Morumbi levaram as opções de carreira e o cotidiano de cada profissional, com dinâmicas em grupo e simulações práticas. Os alunos do Colégio, por sua vez, participaram de várias oficinas e não hesitaram em fazer perguntas a fim de esclarecer todas as dúvidas.

A aluna do 3º ano, Priscylla Yurie, de 17 anos, participou da oficina de Design de Games e acha a iniciativa do Colégio uma ótima maneira de ajudar os estudantes nessa fase tão cheia de dúvidas. “Eu quero fazer Design, mas antes quero fazer Arquitetura. Inclusive já me informei sobre o curso da Anhembi Morumbi e achei bem legal”, diz.

As oficinas de Marketing e Publicidade e Propaganda foram as mais procuradas pelos alunos. Victor Dinis, de 16 anos, embora ainda curse o 2º ano já está preocupado com a carreira que irá seguir. No evento optou por aprender mais sobre Marketing, que é uma de suas opções para o vestibular.

 A Universidade montou um estande no Colégio para tirar as dúvidas dos alunos
A Universidade montou um estande no Colégio para tirar as dúvidas dos alunos

Já a oficina de Aviação Civil também reuniu rapazes interessados em conhecer melhor o dia-a-dia do profissional. Essa vivência com os cursos retrata em partes como é a realidade do mercado de trabalho para os futuros vestibulandos. Atenta a isso, a aluna da 8ª série, Fernanda Ciampolini, de 14 anos, já usa critérios como esse para escolher alguns cursos que tem interesse, dentre a vasta gama de profissões. Ela procurou pela oficina de Dança e aproveitou para perguntar sobre a atuação de um dançarino e as possibilidades de exercer a arte, além dos palcos. “Sempre gostei de dança e faço desde pequena. Antes de vir esclarecer minhas dúvidas, achava que o mercado de trabalho era muito limitado. Mas agora vejo que estava enganada”, afirma.

Após o aluno de Rádio e TV, Djalma Honorário, explicar sobre o curso e suas possibilidades, as participantes da oficina aplicaram a teoria na prática durante o próprio evento. Elas registraram tudo o que aconteceu com uma filmadora e uma câmera fotográfica, orientadas por Djalma.

 As alunas colocaram em prática o que aprenderam na oficina de Rádio e TV
As alunas colocaram em prática o que aprenderam na oficina de Rádio e TV

O coordenador do curso de Medicina Veterinária, prof. Neimar Roncati, levou os modernos manequins utilizados em aula a fim de evitar a exaustão de um ser animal pelo manuseio de diversos alunos. Esses manequins, que simulam alguns sinais vitais de um animal, são usados em sala de aula pelos alunos do primeiro ano do curso, deixando-os preparados para a abordagem direta que terão nos anos seguintes com os animais vivos.

 Com os manequins, os alunos simularam o atendimento em animais
Com os manequins, os alunos simularam o atendimento em animais

Ao final do evento, os alunos participaram de sorteios de brindes da Universidade Anhembi Morumbi, como squeezes, mochilas e bonés.