CineClube Câmara Escura – Mês do Meio Ambiente

17h23

Para prestigiar o mês do meio ambiente, anunciamos nossa próxima sessão do Projeto de Extensão Cineclube Câmara Escura e, desta vez, com a parceria da Mostra Ecofalante.

O evento acontecerá no dia 16/06 de forma remota, convidando todos a assistir ao filme “Amazônia Sociedade Anônima” e, após a sessão, teremos um debate com convidados especiais tratando questões sobre Meio Ambiente, Cinema e Sociedade.

O evento oferecerá certificado de 5h de Atividades Complementares aos Alunos da Anhembi Morumbi. Confira abaixo a programação e sejam todes muito bem-vindes!!

Data: 16/06

Horário do filme: 15h

Link de acesso ao filme: https://ca.bbcollab.com/guest/f1d4e67230b940938feaf8537b8b551c

Debate após o filme: 16h30

 

Filme: Amazônia Sociedade Anônima

Direção: Estevão Ciavatta – 2019 / 72 min

Sinopse: Diante do fracasso do governo brasileiro em proteger a Amazônia, índios e ribeirinhos, em uma união inédita liderada pelo Cacique Juarez Saw Munduruku, enfrentam máfias de roubo de terras e desmatamento ilegal para salvar a floresta.

Debate

Mediador: Prof. Renato Pannacci

Convidados: Liciane Mamede e Jamer Guterres de Mello

Liciane Mamede é produtora cultural e parte da equipe de curadoria e produção da Mostra Ecofalante de Cinema desde 2012. É também organizadora e curadora da Mostra Cine Brasil Experimental. Possui mestrados em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (2014) e em Valorização do Patrimônio Audiovisual pela Universidade Paris 3 (2017).  Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Multimeios da Unicamp. Produziu diversos curtas-metragens, entre eles Nova Pasta. Antigo Baú (Sylvio Lanna, 2020) e Pontos de Vista (Fábio Yamaji, 2013).

Jamer Guterres de Mello é Docente no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi (PPGCOM-UAM), onde desenvolve pesquisa sobre as dimensões micropolíticas do documentário contemporâneo. Doutor em Comunicação (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS), com tese sobre os agenciamentos estéticos e políticos do uso de imagens de arquivo na obra do cineasta alemão Harun Farocki e estágio doutoral no Departament de Comunicació Audiovisual da Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), sob a supervisão de Josep Maria Català Domènech.  É coordenador do Grupo de Pesquisa Micropolíticas do Cotidiano: formas estéticas e narrativas no documentário contemporâneo (DGP-CNPq) e do GRUPIC – Grupo de Pesquisa Imagens em Conflito: Estética e Política no Cinema do Oriente Médio (DGP-CNPq), ambos vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi. É integrante do GPESC – Grupo de Pesquisa Semiótica e Culturas da Comunicação (DGP-CNPq), vinculado ao PPGCOM-UFRGS.