Choo Hyung Kim, aluno do curso de Quiropraxia, é premiado no 8ºCONIC

0h00

Com o tema de pesquisa “A eficácia do tratamento quiroprático para a cólica menstrual”, o aluno do 8º semestre do curso de Quiropraxia, Choo Hyung Kim, foi o primeiro colocado, na categoria trabalhos em andamento, na 8ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC 2008). 

“A dismenorréia, também conhecida como cólica menstrual, é um problema ginecológico que afeta muitas mulheres em idade fértil. Por esse motivo, há uma grande procura por medicamentos para o alívio desse sintoma”, afirma Kim, que decidiu desenvolver esse tema de pesquisa por conhecer a eficácia da técnica quiroprática, uma vez que se trata de um método não invasivo e que não necessita de medicamentos, fatores que extinguem os efeitos colaterais causados por uma grande parte de medicamentos. “Esse tema sempre foi o meu foco de interesse, desde que comecei o curso de Quiropraxia no ano de 2005”, conta o aluno.

Mesmo depois de encontrar dois trabalhos de pesquisas na área, desenvolvidos por alunos do curso, Kim continuou interessado pelo assunto, uma vez que alguém precisaria realizar uma nova pesquisa mais específica que focalizasse a região lombar, excluindo pelve e a transição tóraco-lombar, regiões que já haviam sido estudadas.

Desenvolvimento da pesquisa
Por desenvolver um trabalho que envolve experiências com seres humanos, Kim teve sua pesquisa submetida e aprovada pelo Comitê de Ética do Estado de São Paulo. Depois dessa aprovação, as 30 voluntárias selecionadas, com idades ente 18 e 27 anos, assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e iniciaram o processo de colheita de amostras, que são tratadas com a manipulação articular na coluna lombar duas vezes por semana, no período de um ciclo menstrual de 28 dias. Antes e após o tratamento há o preenchimento de um questionário para análises futuras.

 Choo Hyung Kim conta com o auxílio de professores do curso de Quiropraxia da Anhembi Morumbi para o desenvolvimento de sua pesquisa
Choo Hyung Kim conta com o auxílio de professores do curso de Quiropraxia da Anhembi Morumbi para o desenvolvimento de sua pesquisa

“Visto que a minha pesquisa está em andamento, ainda não tenho todas as amostras necessárias. Por isso, busco mais amostras para completar o número que necessito”, explica Kim. “Na época em que apresentei meu trabalho no CONIC, o resultado parcial da pesquisa demonstrou que, realmente, o ajuste quiroprático na região lombar resulta em diminuição na cólica menstrual”.

Para que a pesquisa seja realizada com sucesso, a pesquisa conta com o auxílio dos professores de Quiropraxia da Universidade. Segundo Kim, algumas das pessoas que tem mais dado apoio ao projeto são a profa. Aline Labate, que autorizou o uso do SPA Anhembi Morumbi para realização de pesquisas, a profa. Ana Paula e o prof. Pablo Valverde, que estão orientando o aluno, além de ajudá-lo a conseguir as amostras necessárias. “Não, posso me esquecer, também, da profa. Avany Bon que está me orientando sobre a metodologia”, completa.