Chef Joan Roca, o número 1 do mundo, ministrou palestra na Anhembi Morumbi

14h47

No dia 14 de outubro, o chef catalão Joan Roca, um dos nomes responsáveis pelo sucesso do El Celler de Can Roca – eleito o melhor do mundo pela The Word’s 50 Best Restaurants – ministrou uma palestra, no câmpus Vila Olímpia, para estudantes da Universidade Anhembi Morumbi e profissionais da área. Entre os assuntos abordados, destaque para os pilares que garantiram o sucesso de sua casa, como as histórias e sua vivência de vida, bem como indispensáveis ingredientes como criatividade e bom humor.

Outro fator determinante para o crescimento do El Celler é a paixão que os três irmãos têm pela profissão. “Eu sou o mais velho e decidi primeiro que queria ser chef. José se interessou por vinhos e é um grande profissional. Já Jordi queria ser bombeiro e não ligava para o trabalho até que um dia conheceu um grande confeiteiro francês e tomou gosto pelo ofício”, conta o chef. “Somos um trio que se completa e nossa união é o que nos faz crescer”.

O chef contou que receber a notícia sobre o El Celler ser o melhor restaurante do mundo foi emocionante. “Eu e meus irmãos estávamos juntos em Londres, algo raro de acontecer. Foi incrível!”, conta. Sobre a relação com os pais, proprietários de um simples restaurante no mesmo bairro que o El Celler, ele revela que antes da casa abrir, a matriarca da família Roca serve a brigada de 60 pessoas do El Celler. “Fazemos questão de comer lá todos os dias para não esquecermos nossas raízes”, enfatiza.

Ao final da palestra, Joan Roca preparou uma sobremesa inspirada no bosque. Uma mousse de chocolate ganhou toques cítricos, estrato de terra e espuma de chá de jasmim.

A palestra abriu o Spainfusion – evento que visa divulgar os ingredientes espanhóis no Brasil. O chef doou todo o cachê para a associação Gastromotiva – projeto social de capacitação profissional destinado a jovens de baixa renda.