Cerimônia de Certificação e Premiação Iam reúne alunos da 2ª turma do projeto

0h00

Com o compromisso de formar jovens conscientes sobre as condições necessárias para a construção de uma sociedade sustentável e solidária, a Universidade Anhembi Morumbi sediou, no dia 11 de dezembro, a cerimônia de certificação e premiação da 2ª turma do Projeto Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi.

A turma, composta por 20 líderes sociais, participou de um curso de Empreendedorismo Social, objetivando o fortalecimento de competências e habilidades que serão aplicadas nos projetos já iniciados. Após o término do módulo, os alunos recebem apoio ao desenvolvimento do projeto comunitário, além de serem certificados pela participação no curso.

A Cerimônia
Tendo como mestre de cerimônia o coordenador de Responsabilidade Social da Universidade Anhembi Morumbi, professor Maurício Homma, a solenidade teve início com a formação da mesa diretora, composta pelo reitor da Universidade Anhembi Morumbi, professor Gabriel Mario Rodrigues, pelo presidente da Laureate Brasil e representante da Sylvian Laureate Foundation, Manoel Amorim e pelo vice-reitor e CEO da Anhembi Morumbi, Ricardo Grau.

Após a apresentação dos integrantes da mesa, foi apresentado um vídeo com o depoimento do presidente e CEO da International Youth Foundation, Bill Reese. Acreditando que iniciativas como essas apresentadas pelos jovens formandos podem ser um grande passo para o futuro social promissor, Reese relembrou os projetos desenvolvidos pela primeira turma do Iam e afirmou que “a meta do programa é reunir todos os participantes em uma rede ativa para mostrar a força dos jovens na sociedade atual”.

Ao termino do vídeo, o professor Gabriel Mário Rodrigues parabenizou os alunos participantes da iniciativa, alegando que ações como essa agregam valor às pessoas e à sociedade em geral. “Essa é uma boa iniciativa para a Universidade e para a sociedade. Precisamos disseminar essa ideia pela nossa instituição e sociedade para que tenhamos mais projetos como os de hoje”, completa.

“Vivemos em um País que tem uma enorme necessidade em geral e vocês têm demonstrado habilidade para ser a diferença”, afirma Manoel Amorim, durante a cerimônia. O presidente aproveitou a oportunidade para explicar sobre a criação da International Youth Foundation e do projeto Iam. Segundo ele, o programa já existia em outros países quando foi desenvolvido no Brasil, porém um terço dos agraciados pelas bolsas oferecidas são brasileiros. “Se um jovem, sem formação especifica, já desenvolve projetos como os que vemos, imagine o que ele faria ao ter uma formação na área”, completa.

Lançado no Brasil em março de 2008, o programa Iam – Iniciativa Jovem Anhembi Morumbi tem despertado o interesse de jovens líderes dentro e fora de São Paulo.  Esse ano, 123 jovens elegíveis se inscreveram para fazer parte desse grupo seleto de empreendedores sociais.

Segundo o professor Mauricio Homma, inúmeros jovens de outras cidades e, até, de outros países, procuraram pelo projeto e quiseram fazer parte dele. Por esse motivo, o coordenador acredita que nos próximos anos a iniciativa será expandida para outros pólos, numa tentativa de desenvolver projetos que abranjam o País, de uma forma geral. “Temos perspectiva de levar o Iam para fora de São Paulo. Assim, podemos centros para o desenvolvimento de projetos mais localizados”, explica Maurício no momento de seu discurso.

Em continuidade, os alunos receberam, um a um, seus certificados de participação no curso, precedido pelo discurso da aluna Mauricélia Ribeiro. “Gostaríamos de agradecer à Universidade Anhembi Morumbi, ao professor Mauricio e à Gabriela pela iniciativa unânime de desenvolver esse programa a pessoas como nós”.