Carros desenvolvidos por alunos da Anhembi Morumbi vencem a 7ª Maratona de Eficiência Energética

0h00

Equipe da Universidade conquistou o primeiro lugar na categoria Etanol e o segundo lugar na categoria Gasolina

Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção, Mecânica, Elétrica e Civil, da Escola de Engenharia e Tecnologia da Universidade Anhembi Morumbi, foram destaque, mais uma vez, na Maratona Universitária de Eficiência Energética. A instituição conquistou o primeiro lugar na categoria Etanol, que fez parte da competição pela primeira vez em 2010, e a segunda colocação na categoria Gasolina.

Na 7ª edição da Maratona, que aconteceu nos dias 22 a 24 de julho, em São Paulo, a equipe da Anhembi Morumbi manteve a tradição de bons resultados. No ano passado, o carro Errba 4 conquistou o segundo lugar na modalidade gasolina, ao conseguir um rendimento de 252,1 km com um litro do combustível. Em 2008, o Errba 3 foi campeão na categoria com a marca de 343 km/l.

Para o capitão da equipe, o estudante João Marcos Druzian, que cursa o segundo semestre de Engenharia Mecânica na universidade, o trabalho em equipe foi uma das razões da conquista. “Nossa equipe trabalhou muito bem, estamos nesse projeto desde março”, conta. O aluno ainda ressalta a importância de participar de uma competição como esta. “É uma experiência muito boa, você aprende e troca informações com os colegas e até com outras equipes”, afirma.

 

Segundo Carlos Carneiro, coordenador do curso de Engenharia Mecânica: Energias Renováveis e Tecnologia Não Poluente, o evento é fundamental para o desenvolvimento de novas ideias. “Essa maratona estimula a criação de novas tecnologias para o desenvolvimento de veículos mais econômicos e ecológicos”, afirma.

Equipe
Ao todo, 22 pessoas integraram a equipe vencedora. Entre eles os professores Gelson Colli, José Ricardo Fiaminghi e o coordenador do curso, Carlos Roberto Carneiro. O time de alunos foi formado pelos jovens Jamily Moura, Eduardo Fugita, André da Silva, Bruno Dechen, Carolina Nicolletti Shinzato, Vinicius Martins Costa, Wesley Teodosio, Cesar Augusto Berto da Silva, João Marcos Druzian Filho, Tamires Macedo, Nelson Arrelaro Junior, Tamires Lustosa do Nascimento Barbosa, Suellen Alves Silva, Taynan de Camargo Santin, Rafael Cristal Mello, Emmanuel Seixas Carneiro, Nicolas Serra, Jonathan Carneiro e Valdecir Gallego.