Campus Centro recebe exposição “Visões, uma experiência tátil”

0h00

A Anhembi Morumbi recebe a exposição “Visões, uma experiência tátil”, do artista plástico Fernando Cardoso. A mostra acontecerá entre os dias 27 de outubro e 7 de novembro de 2008, na Biblioteca do campus Centro.

O objetivo da exposição é possibilitar que todas as pessoas, com deficiência visual ou não, possam sentir cada obra, seus relevos e texturas por meio do tato e, dessa forma, interagir com a arte exposta. Para isso, as obras são acomodadas em móveis apropriados para deficientes visuais e, ao lado de cada uma delas, há uma placa em braile com nome, ficha técnica e poesia – outra paixão do artista.

 Sol – 2007
Sol – 2007

 

Fernando Cardoso conta que a criação de uma escultura é um processo extremamente tátil e que todos os que a observam têm o ímpeto de tocá-la, sentir seu volume e suas curvas. “Poucas exposições permitem que as obras sejam tocadas. Elas são protegidas por redomas, cordas ou seguranças. Até o tamanho da escultura pode inviabilizar que seja vista com as mãos”, comenta.

 João Ribas, coordenador do Programa de Empregabilidade da Serasa, aprecia obra de Fernando Cardoso
João Ribas, coordenador do Programa de Empregabilidade da Serasa, aprecia obra de Fernando Cardoso

 

Suas obras já foram expostas nas mais variadas galerias e conquistaram prêmios como o 2° lugar no VI Salão Comemorativo São Paulo 452 anos, 3° lugar no Salão Art In Forma VIII e na Mostra de Arte da Granja Viana.

Conheça mais sobre o artista plástico aqui.