Bruno Hamad, aluno do curso de Gastronomia, vence o concurso Prova de Fogo da revista Go´Where Gastronomia

0h00

Indicado pela Universidade Anhembi Morumbi a participar do concurso Prova de Fogo da revista Go´Where Gastronomia, o aluno Bruno Hamad não podia imaginar  como essa escolha mudaria seu futuro profissional. “A felicidade está grande, fiquei realmente contente de ver meu trabalho e de meus colegas reconhecido”, desabafa Hamad.

Graduado em Marketing, também pela Anhembi, e pós graduado em Administração, Hamad permaneceu, durante 10 anos, na área Administrativa de grandes empresas do segmento de publicidade, investimentos e saúde.  Após anos de experiência e muito planejamento, o aluno decidiu mudar o rumo profissional e resolveu entregar-se a uma paixão antiga e fiel: a gastronomia. “O acaso não fez parte desse processo e a tomada de decisão. Tudo isso foi resultado de muita análise, somada ao meu gosto desde criança pela gastronomia. Apesar de não ter trabalhado na área antes, sempre fiz cursos e frequentei restaurantes”, explica.

Usando como inspiração a experiência culinária adquirida em cada país que visitou, o aluno pode desenvolver o cardápio que seria desenvolvido durante a competição. Segundo Hamad, cada detalhe é crucial para que a receita final seja perfeita. “Como era obrigatório utilizar uma proteína parta compor o cardápio e as opções eram cordeiro ou bife de ancho, a minha escolha foi o cordeiro”, explica o chef. “Servi carré de cordeiro em crosta de ervas e castanha do Pará, guarnecido com mousseline de banana da terra e espuma de lichia e framboesa. Minha proposta foi brincar com o quente e frio, utilizando ingredientes brasileiros, com técnicas francesas e modernas como o nitrogênio”, completa.

Para a realização do cardápio, o aluno decidiu dividir a pesquisa em etapas executando, primeiro, um estudo sobre tudo o que seria desenvolvido. Depois disso, Hamad fechou a receita, juntamente ao chef e professor da Universidade Anhembi Morumbi, Luis Perin, e recebeu, do próprio professor, algumas dicas sobre como atuar no concurso. O terceiro passo seria, então, convidar dois amigos de turma, Natália Pena e Alexandre Janciauskas, para ajudá-lo na execução do prato. “Tive o auxílio de dois amigos de turma que foram fundamentais no dia do concurso”, reforça.

O dia do concurso
Com muita tranquilidade e com a certeza de que iria desenvolver bem aquilo que havia planejado, Hamad conta que chegou cedo ao local da prova para, principalmente, conhecer a cozinha aonde trabalharia. Após o preparado, cada aluno participante encarregou-se de transportar e servir os pratos aos jurados, para que acontecesse a avaliação final.

Depois de avaliar cada etapa do concurso, partindo desde a forma de preparação até a qualidade do preto servido, os jurados puderam, enfim, apresentar os resultados. E com grande alegria, o aluno Bruno Hamad conquistou a maior média entre os concorrentes. “Foi uma explosão de alegria, pois foi a coroação de uma mudança de vida, que está apenas no começo, mas que validou minha tomada de decisão”, conclui.